terça-feira, 30 de junho de 2009

E se Madoff fosse português?

via, Time Magazine

A primeira constatação é que ele continuaria a guardar julgamento. Talvez, até nem nunca chegasse a ser julgado. Provavelmente, concluir-se-ia que nada se podia concluir e o caso seria arquivado depois de muitas capas de jornais e, outras tantas reportagens explosivas. Mas, se caso fosse julgado quais seriam as acusações? “Roubalheira” ? Abuso de confiança? Qual a pena que daí poderia resultar? 15 anos? 8 anos? Bom, atendendo à idade, ao “bom comportamento” etc., etc., poderíamos esperar que completasse os noventa anos (os julgamentos tardam em concluir-se) tranquilamente, numa bonita residência em Sintra, Cascais, sei lá!...

Nada melhor que esperar para ver o que acontece aos nossos sucedâneos de Madoff.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

OCDE: um relatório devastador


"O Instituto da Construção e Imobiliário (InCI), organismo público que ficou responsável pela execução do Código dos Contratos Públicos, e pela criação de um portal, onde devem ser publicitados todos os ajustes directos e derrapagens, em nome da transparência e do rigor no uso dos dinheiros públicos, não está a conseguir, neste mesmo portal, dar o melhor exemplo." in, Público
O Poder, em Portugal, não tem uma boa relação com a TRANSPARÊNCIA. Este é apenas mais um exemplo. Já na semana passada a Fundação para as Comunicações Móveis, dera que falar ao ser descrita por Paulo angel (PSD) como uma fundação fantasma ... logo absolutamente transparente! Agora é o Instituto da Construção e Imobiliário (InCI) que não só foi adjudicado à Microsoft sem concurso público, como está em derrapagem entre outras minudências.

Assim sendo, é sem surpresa (mas com tristeza) que vemos, Portugal incluído entre os países da OCDE onde a luta contra a corrupção praticamente não existe. De acordo com o mais recente relatório da OCDE - devastador para Portugal-, afirma-se (p. 13):
Political influence over enforcement can result in cases not being brought where high level officials or influential companies or individuals are involved. In seven countries, experts mentioned the risk of political influence over enforcement decisions: Argentina, Czech Republic, Hungary, Poland, Portugal, Sweden, Turkey and the United Kingdom.”

Interessante, também, as páginas 42 e 43 deste relatório que se referem especificamente a Portugal e, onde vêm referidos os “casos” : submarinos alemães, Freeport e, Indra (envolvendo a aquisição de tecnologia de informação para o SEF, 2004). Relativamente ao Freeport, as autoridades portuguesas são criticadas pela demora na resposta à carta rogatória inglesa (3 anos) e é, ainda, mencionado o “caso” Lopes da Mota.

___

“Os clubes de futebol são considerados pelos delinquentes como veículos perfeitos para a lavagem de dinheiro”, afirma o Grupo de Acção Financeira da OCDE.[...]" in, ionline

Diamantes de sangue

Zimbabué - 2006
A Human Rights Watch, acusa as autoridades do Zimbabué de tomarem pela força a exploração e o comércio dos diamantes da região de Marange. No final do ano passado, polícia e exército, teriam massacrado mais de 200 pessoas e, estão a aproveitar a mão-de-obra escrava de mulheres e crianças para prosseguir o trabalho. Os diamantes, são depois enviados para Moçambique e África do Sul, onde são comprados por belgas, israelitas, libaneses, chineses ... Os lucros deste comércio são, finalmente, canalizados para os dirigentes da Zanu-PF, de Mugabe.
Zimbabué, Líbano e Venezuela desempenham um papel crucial na comercialização dos chamados, "diamantes de sangue" esta é, a conclusão de uma reunião realizada na Namíbia, na semana passada, estes países foram acusados de "furar" a cooperação internacional contra o tráfico de pedras preciosas em bruto.
Os comerciantes libaneses instalados na costa ocidental de África, servem-se dessa plataforma para dar cobertura, através de falsos certificados de origem, às pedras provenientes da Serra Leoa, Libéria, Gâmbia, Mali. Os diamantes são depois comercializados a partir do Líbano.
Finalmente, a Venezuela, que se retirou provisoriamente do processo de Kimberley. As pedras são, agora, contrabandeadas através do Brasil e da Guiana sendo impossível atribuir-lhes um certificado de origem.
Guerra, escravatura, corrupção (com todo o cortejo de males associados) esta é a dura realidade de um comércio altamente lucrativo e capaz de justificar o emprego de todos os meios.

Presidentes para sempre

Na América Latina os presidentes eleitos, da esquerda à direita, vêm para ficar ,mesmo que para isso tenham que mudar as regras do jogo político. Venezuela, Colombia, Honduras três países, três orientações políticas diferentes a mesma vontade de transformar um mandato transitório em algo mais ... duradouro.
Carlos Menem (Argentina) foi o precursor deste movimento. Não contente o limite de mandatos imposto pela constituição alterou-a e, assim, manteve-se no poder entre 1989 a 1999. Outros lhe seguiram o exemplo, Alberto Fujimori, no Perú; Hugo Chávez, na Venezuela; Daniel Ortega, na Nicaragua...e até Fernando Henriques Cardoso todos almejaram forçar os limites do constitucionalmente estabelecido.
Também no caso honduranho, o presidente, Manuel Zelaya, pensou poder cavalgar livremente os ventos da popularidade para se perpétuar no poder. Aparentemente tribunais e exército cortaram cerce essa tentativa. Mas, como se vê na imagem, contra ventos e marés, os seus apoiantes teimaram em prosseguir com o referendum na data marcada (ontem).

domingo, 28 de junho de 2009

Diálogo Socrático

"Socratic dialogue", é o título de um artigo que a revista The Economist, publicou em finais de Abril. Um artigo que reflecte sobre a situação económica e, política de um país (o nosso) em que o primeiro-ministro aparece enredado "numa campanha negra" e, que mesmo assim, se arrisca a ser favorito (estávamos em Abril) nas eleições de Outubro.
Dois meses depois ainda vale a pena ler.

"A lousy economy, glum voters—yet the prime minister may still win in October

THE Portuguese are among the glummest people in Europe. According to a Eurobarometer poll, 92% see the economic situation as bad; fully 95% are depressed about their job prospects; and over half are “dissatisfied with the life they lead”. Within the European Union, only easterners from Hungary and Bulgaria are similarly morose. Why the pessimism?" Ler na íntegra

Liberdade, quem a tem chama-lhe sua...

O artista, Alexander Shchednov, foi preso na cidade de Voronezh pelo crime de ... colar as fotos de Putin e de Medvedev sobre fotos femininas.
Durante a sua detenção, foi interrogado durante várias horas pela polícia que recorreu à agressão física e, que lhe confiscou outros trabalhos. Shchednov, foi depois acusado de "discurso obsceno num local público" e vai brevemente, a julgamento. Assim, vai a liberdade de expressão...
... pobre Jel, se vivesse na Rússia...

sábado, 27 de junho de 2009

Monte Mabu, o paraíso perdido




Uma boa notícia: o governo de Moçambique concordou em preservar o "paraíso perdido" do Monte Mabu.
Impressionante como as novas ferramentas, designadamente, o Google Earth, permitiram desvendar este segredo bem escondido das florestas africanas. É quase como se de repente Tarzan regressado à selva nos conduzisse a um novo reino... o que não deixa de ser estranho. Então, que andamos nós a fazer por lá? E, antes disso, os próprios , moçambicanos também nunca deram por nada? Seja como for, é uma notícia que merece destaque.
Esta região terá sido usada pela população como refúgio durante a guerra civil. Nesse período a região desertificou-se, agora, teme-se que o regresso das populações e a prática de queimadas venha a pôr em perigo este local único.
Por isso, a decisão do governo moçambicano para garantir a biodiversidade do território só pode ser aplaudida.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Irão: a revolta das mulheres


Uma das singularidades dos incidentes pós-eleitorais no Irão é a elevada presença feminina nos distúrbios. De facto, as mulheres surgem na primeira linha ao lado dos mais jovens mesmo quando as manifestações se tornaram violentas: elas arremessam pedras e lançam-se para a frente das forças de segurança.
Nos últimos vinte anos, a sociedade iraniana vive numa dualidade: na rua, impera uma ordem teocrática que obriga as mulheres a vestirem-se "modestamente", escondendo as suas identidades por detrás do hijab; e, que proibe actividades "decadentes" como a dança ou, o consumo de bebidas; que condena os homossexuais à morte. Mas, em privado, tudo é diferente. Despido o hijab, descobrem-se roupas ocidentais e o gosto pela música e, pelo convívio (como documentam as imagens recolhidas por um blogger russo).
Apesar, de terem acesso a alguns cargos políticos designadamente, no parlamento e, de acederem às universidades em condições de igualdade relativamente aos homens, elas são efectivamente, cidadãs de segunda.
Por isso nos acontecimentos recentes mulheres de todas as idades juntaram-se aos protestos. Os protestos têm até uma mártir: Neda. O poder da imagem da sua morte foi tal, que as autoridades não entregaram sequer, o seu corpo à família. Mais, a família terá sido obrigada a deixar a sua casa para que ninguém a pudesse contactar...
Seja qual for o desenlace destes acontecimentos o papel das mulheres na sociedade iraniana parece prestes a mudar. Alguns temem a reacção dos grupos mais conservadores mas, esta revolta feminina irá certamente pressionar o sistema e talvez elas possam afinal, ter esperança de dar mais alguns passos no sentido da igualdade.

imagem via, The Guardian

Imagens e imaginário da renascença

Francisco de Holanda foi um dos mais relevantes expoentes do renascimento português. Pintor e humanista, nasceu em Lisboa em 1517, filho de António de Holanda, também ele artista consagrado no âmbito da pintura e da iluminura. Em 1537 parte para Roma como bolseiro,no âmbito da política cultural de D. João III. Chegado a Itália tornou-se discipulo de Miguel Ângelo.
Uma obra que vale a pena conhecer melhor.

Mais um gato escondido?

«Pedro Mota Soares [CDS/PP], considerou hoje que o Governo deixou de ter interesse em que a PT compre a TVI só depois de saber que o director-geral daquele canal "não sai"
"Pelos vistos, para o Governo, quando o director-geral da TVI não sai, já não há interesse no negócio", afirmou Pedro Mota Soares, em declarações aos jornalistas no Parlamento.
O deputado frisou que o "CDS foi o primeiro partido a falar do negócio da PT" no debate quinzenal, quarta-feira, e que nessa ocasião, "o primeiro-ministro insinuou que o Governo teria interesse no negócio desde que o director-geral da TVI saísse"». in, Público
Esta notícia segue-se ao anúncio de que o governo «... vai opor-se ao negócio de compra de uma participação da TVI pela PT para que "não haja a mínima suspeita" de que a operação "se destina e qualquer alteração da linha editorial" do canal...» in, Público
Entretanto surge a Cofina que estará interessada «... em comprar posições de controlo, participações maioritárias, e não participações minoritárias", disse a mesma fonte [da Cofna], não rejeitando a hipótese de comprar toda a empresa, se esta for posta à venda.» in, Público
Esta sucessão súbita de interesses sucessivos que se sucedem incessantemente ali ,para os lados da TVI, não deixa de ser interessante. Mais interessante ainda se ... o gato ficar com o rabo de fora.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Surpresas de uma tarde de Verão

  • Carlos Guerra, demitiu-se depois de ter sido constituído arguido no processo Freeport...
  • ...em consequência vai ser nomeado um novo gestor para o Plano de Desenvolvimento Rural (Proder)
  • Ministro da Agriicultura ainda nada sabia e, deu o dito por não dito para depois voltar atrás...
  • ...o destino de centenas de milhões de euros de dinheiro do dinheiro público transferido para a Fundação para as Comunicações Móveis, que é uma “fundação fantasma que paira neste momento no universo das telecomunicações portuguesas”, no dizer de Paulo Rangel privada, mas com “sede no Ministério das Obras Públicas”...
  • Os negócios da PT, que investe agora, na Media Capital sem que o Governo tenha sido perdido nem achado no negócio ...
  • Governo vai promover um aumento extraordinário de 10 por cento de todas as bolsas de acção social escolar no ensino superior - não,esta não é surpresa é, eleitoralismo...

terça-feira, 23 de junho de 2009

O reverso da promessa


"A Pioneer Technology Portugal quer encerrar a fábrica do Seixal, devido à constante queda da produção agravada pela crise internacional. O fecho da unidade irá afectar 127 trabalhadores efectivos." in, Público

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Arco da "vergonha"

via, A-Sul

Tínhamos os arcos do triunfo clássicos (Arco de Constantino ; Arco de Tito ; Arco de Septímio Severo), os neoclássicos (Arco do Triunfo – Paris; Arco do Triunfo, na Rua Augusta); e os contemporâneos como este em Pyongyang. Agora temos também este no Seixal… Enfim, cada qual celebra como pode e, enquanto pode.

Esta iniciativa da CDU/PCP, que já mereceu o protesto do PSD junto da CNE (Comissão Nacional de Eleições) é, apenas mais um exemplo do Chico-espertismo desta força política.

Acontece que não gosto de Chico-espertos. Nunca gostei. Não gosto, quando tentam furar a fila do supermercado; nem quando num engarrafamento me ultrapassam pela direita; nem quando dão “o golpe” na cantina; nem … ora, acontece que colar um portal tridimensional à entrada das Festas Populares do Seixal, fazendo parecer que se entrou numa festa partidária é uma óbvia manifestação deste tipo de esperteza saloia.

A colocação do referido pórtico, no local onde está, constitui uma violação do princípio de imparcialidade. Se “em política o que parece é”, parece que o PCP/CDU se apropriou, mais uma vez, das Festas Populares. Este tipo de manipulação tem de ser denunciada para que não se repita porque é , de facto uma vergonha que só se justifica como acto de desespero de quem procura por todos os meios agarrar-se ao poder local como tábua de salvação.

Política online [2]

O papel das TIC, nos acontecimentos no Irão é muito importante. As novas tecnologias permitem contrabalançar a informação que os media tradicionais estão impedidos de fornecer. Mas, há um lado negro, as companhias ocidentais que fornecem as TIC fornecem também, as tecnologias que permitem a regimes totalitários reprimir/ controlar a informação.
Há muito que o Google, a Microsoft e o Yahoo eram criticados por terem tornado possível a Grande Muralha Electrónica da China. No caso do Irão, a Nokia Siemens Networks (NSN) desenvolveu para a Irantelecom um centro de monitorização que torna possível o bloqueio das comunicações, a escuta, a leitura das mensagens e a vigialância das comunicações electrónicas.

Estas grandes companhias são responsáveis por impedir a comunicação e, contribuir para a repressão de milhões de pessoas. Tendo simplesmente em mente o seu lucro, elas desempenham um papel crescente na política global.

domingo, 21 de junho de 2009

Passeio na praia

Politica online


Morte de Neda

A repressão abateu-se implacável sobre os manifestantes no Irão. Dez mortos, mais de uma centena de feridos, estes são os números oficiais. Os manifestantes falam em muitos mais. Falam de feridos que teriam sido retirados dos hospitais para serem eliminados e de um cortejo de outras violências.

O massacre parece eminente, agora que o Líder Supremo perdeu a sua aura e que até ele é contestado, abertamente, nas ruas; agora que os órgãos de informação oficiais apelidam os manifestantes de “terroristas”. Agora, tudo parecerá justificado.

No final de uma semana de manifestações as balas parecem ganhar contra os twitters. Os iranianos estão por sua contra e risco. O ocidente vai dando sinais ténues de apoio e preocupação mas, de facto, só pode ser espectador de uma tragédia anunciada.

O futuro da revolução "verde" iraniana pode de facto estar nas novas tecnologias. Apesar dos bloqueios, os iranianos continuam a alimentar as cadeias de notícias internacionais com os seus relatos na primeira pessoa, com as imagens recolhidas em tempo real … ou seja, a informação circula, apesar de tudo.