terça-feira, 1 de setembro de 2009

A escolha


O líder da JS afirmou, hoje, que a "... drª Manuela Ferreira Leite faz-nos lembrar uma professora primária conservadora do antigamente, que passa raspanetes a quem dela discorda. Fala com os jovens como se estivesse a aplicar o Estatuto do Aluno no plano disciplinar".

A imagem foi mal escolhida por dois motivos. Em primeiro lugar, porque consta que a sra. minista MLR, começou por ser professora primária e só depois evoluiu... além disso, tem caracterizado a sua intervenção pelo tom azedo e enfastiado e, pelas cores sombrias que habitualmente enverga. Ela sim, parece uma professora do antigamente, o que quer que isso signifique. Mas há outra razão pela qual, Duarte Cordeiro, deveria ter hesitado antes de falar: tornou-se agora inevitável a comparação entre a professora competente e o aluno cábula. Esta comparação, não é favorável a Sócrates, do armário do anedotário nacional vão surgir esqueletos, piadolas de oportunidade sobre o diploma domingueiro, o inglês técnico e as casas de campo têm andado algo esquecidas agora, depois desta comparação, teremos toda a legitimidade para lembrar o que jazia semi-adormecido...

Já aqui escrevi que a estratégia do PS, parece assentar numa escolha simples entre um primeiro-ministro que nos quer convencer da sua auto-proclamada modernidade, num estilo "prá frentex" e, um PSD "pintado" como conservador, retrógrado. Ora, como todos já perceberam (até Pina Moura!) a escolha não é essa. A escolha está entre alguém que promete não importa o quê, com o objectivo único de manter o poder e, MFL que tem procurado pautar a sua intervenção por uma grande contenção e rigor, evitando prometer "mundos e fundos", num estilo contrário à política espectáculo.

Sem comentários: