----
Ainda o tema dos fogos que abrasaram a Rússia, há um artigo interessante no Le Monde em que se reflecte sobre as limitações das autoridades russas e sobre a forma como a blogosfera se mobilizou para vencer as chamas.
"Inadequacies in legal framework: A key inadequacy in the legal framework lies in the amount of separate laws dealing with corruption-related issues, originating with a confusing web of intercepting articles that provide for interpretation issues and a lack of easy-to-understand mechanisms that can ultimately lead to legal uncertainty.
Inadequacies in enforcement system: The main flaw is the lack of resources for the judiciary police to conduct financial and other investigations. Other key reasons for unsuccessful enforcement are a lack of coordination between investigating police organs and the Prosecutor’s Offi ce and a lack of specialised in-service training of inspectors / investigators. There is also inadequate protection for whistleblowers and insuffi cient awareness-raising about the foreign bribery prohibition. Authorities notice a slight improvement in mutual legal assistance due to increasing harmonisation through European legal instruments, such as the European Arrest Warrant, the creation of Joint Investigation Teams and the Schengen Agreement."
"Hugo Chávez não acredita na versão oficial sobre a morte de Simón Bolívar, em 1830. O atual Presidente da Venezuela insiste, desde 2007, que o fundador da pátria não pode ter sucumbido à tuberculose. Para descobrir a verdade, mandou exumá-lo..
"Que momentos impressionantes vivemos esta noite! Vimos os ossos do Grande Bolívar", escreveu Chávez na rede social Twitter, esta tarde (manhã na Venezuela). "Este glorioso esqueleto tem de ser Bolívar, pois sentimos a sua chama. Bolívar vive!", acrescentou o Chefe de Estado, que confessou ter chorado de emoção durante a exumação, uma operação que decorreu no Panteão Nacional, em Caracas, ao longo de 19 horas." in, Expresso
"O Presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou a ruptura dos laços diplomáticos com a Colômbia, depois de Bogotá ter acusado Caracas de abrigar guerrilheiros das FARC e do ELN. Foi decretado o alerta máximo na fronteira entre os dois países." in, Sol
Em que estranho mundo vivemos. A pompa militar de uma exumação, a exibição dos ossos do Libertador tudo isto cheira a uma mistura de comédia negra e a justificação para hostilidades. Sinais preocupantes de um país rico em petróleo, e bom comprador de armas...
Encenação de uma lapidação"Sakineh Mohammadi Ashtiani no es la única persona en Irán a la espera de que se ejecute la pena de muerte a la que fue condenada. El caso de esta iraní de 43 años y madre de dos hijos ha saltado a la luz pública debido a la intensa campaña para evitar su lapidación llevada a cabo por diversas organizaciones como Amnistía Internacionalo Human Rights Watch. Una web que pide su liberación (http://freesakineh.org/) ha recogido más de 89.000 firmas entre ellas las del ex presidente brasileño Fernando Henrique Cardoso..." in, El País
Por vezes esquecemos o mundo real. Esta justiça bárbara que se julga divina... imaginamo-nos no séc. XXI, preferimos ignorar. Mas, poderemos ignorar?
Código Penal Iraniano
"Dois grupos rivais armados com facas decidiram ajustar contas enquanto decorriam as festas de S. Pedro, ontem de madrugada, no Seixal.
Várias pessoas, incluindo crianças, foram apanhadas no meio da confusão, tendo sido empurradas, e alguns carros foram atingidos com pedras. Os gangs, por um lado, do bairro do Jamaica e, por outro, da Quinta da Princesa, envolveram-se posteriormente com a polícia. Equipas cinotécnicas da PSP, bem como o Corpo de Intervenção, ambos duas forças da Unidade Especial de Polícia, foram accionados para repor a ordem.
No recinto da festa estavam milhares de pessoas, que começaram a fugir mal se iniciaram os desacatos. Numa fase inicial, os dois grupos contabilizavam cerca de 20 pessoas, mas rapidamente chegaram aos mais de 50 ..."
"WATCHING Spain penetrate the Portuguese defence for a 1-0 victory in the World Cup this week was clearly too much to bear. On June 30th, to prevent Spain’s Telefónica seizing full control of Vivo, a valuable Brazilian mobile asset it jointly owns with Portugal Telecom, Portugal’s government used its golden share in the national telecoms operator to block the Spaniards’ attack. For shareholders in Portugal Telecom, the government has now become their arch-enemy." in, The Economist
"José Sócrates, Portugal’s prime minister, has stoutly defended his use of a “golden share” to block Telefónica’s €7.15bn offer to buy Portugal Telecom out of Vivo, their Brazilian mobile phone joint venture." in, Financial TimesO duelo Portugal - Espanha pela VIVO tem enchido os jornais económicos. A "acção dourada" alimenta a imaginação e a indignação dos observadores. Em pano de fundo nesta disputa ibérica pelos mercados o Brasil e a América Latina.
"Quem canta seus males espanta" assim, rezava a sabedoria popular, muito antes do futebol espectáculo ter descido às televisões.
Nada como uma boa jogada de secretaria ou, um campeonato do mundo para fazer esquecer o quotidiano enfadonho e quantas vezes insustentável.
Neste ano da graça de 2010, joga-se o campeonato do mundo, num país lindíssimo que quase parece isento de problemas enfim … uns bairros de lata, miséria q.b., violência, percentagem assustadora de seropositivos e muitas vuvuzelas para atenuar o clamor das multidões.
O futebol, um dos expoentes da indústria do entretenimento capaz de gerar formidáveis receitas, conseguiu ultrapassar as fronteiras geográficas, culturais, de género. Um jogo que une ricos e pobres na euforia ou, no desespero. Um jogo que iça a bandeira do patriotismo mesmo quando ele anda arredado do dia-a-dia. Um jogo que insufla esperança e auto-estima. Um jogo que torna qualquer lesão numa matéria muito mais escaldante e decisiva que a hipótese de uma bancarrota.
A presença de Portugal – que sigo muito de longe – neste mundial afastou das capas dos jornais e das aberturas dos telejornais a palavra “crise”, e outras igualmente incómodas ”. Agora, o que faz notícia são as conferências de imprensa dos jogadores, a porta do hotel ou, os dramas dos pobres jornalistas que foram assaltados naquela sucursal do paraíso.
Por isso, enquanto durar a presença portuguesa no Mundial, o governo estará quase de férias, a oposição sabendo que o palco lhe escapará, deixa as criticas para melhor altura e, assim, sabendo-se que “enquanto o pau, vai e vem, folgam as costas”, a malfadada crise, a subida de impostos, o desemprego e outras preocupações comezinhas ocuparão um humilde lugar nas preocupações dos portugueses (e doutros povos por esse mundo fora) …pode mesmo acontecer que fiquemos fritos ou assados, mas isso, depois se verá.... che sera sera...
Conseguirá a Grécia evitar a bancarrota? Esta é a questão que cada vez mais se coloca em Bruxelas e nos mercados internacionais.
Se isso acontecer outrosa países poderão, por contágio, seguir-se. Portugal e Espanha estão definitivamente, na "lista negra".
Por isso, não é de estranhar que a situação grega ocupe parte de leão, na entrevista que Van Rompuy deu a quatro jornais europeus.
"Os dados analisados revelam que, em 2008, três estações da península ultrapassaram o limite máximo de excedências diárias para o poluente PM10: Paio Pires (Seixal) com 63 dias em excesso, Escavadeira (Barreiro) com 46 dias em excesso, e Alto Seixalinho (Barreiro) com 42 dias em excesso. Este ano [2009], as três estações voltaram a ultrapassar o número máximo de dias de excedência (35 dias por ano), constatam os ambientalistas. Como causas deste cenário, apontam o tráfego rodoviário e a indústria." in, i+
Problemas cardiovasculares, cancro do pulmão e morte prematura, são algumas das maleitas resultantes da próximidade deste tipo de poluição.
Quando os esqueletos saltam e se põem a dançar, um após outro, numa dança imparável isso é um momento Walt Disney.
Reparem que a este pequeno filme de animação realizado no final dos anos 20, não faltam gatos assanhados, nem corujas pivot que acabam depenadas, nem sequer o galo anunciador do Sol. E claro, os esqueletos dançantes, e cantantes...
Um filmezinho do passado que bem poderia ser a reportagem sobre o "armário" de alguém.