domingo, 8 de agosto de 2010

O inferno às portas de Moscovo



Inferno em Moscovo. O inferno das chamas deixou de ser um quase exclusivo do sul da Europa. As temperaturas elevadas deixaram as autoridades russas à beira de um ataque de nervos. A área ardida é impressionante, os efeitos devastadores... as fotos desta Moscovo coberta por uma espessa camada de fumo, essas podem ser extremamente belas mas, não deixa de ser uma tragédia.
----
Ainda o tema dos fogos que abrasaram a Rússia, há um artigo interessante no Le Monde em que se reflecte sobre as limitações das autoridades russas e sobre a forma como a blogosfera se mobilizou para vencer as chamas.

Nyiragong - uma visão do Inferno

A beleza aterradora do mar de lava do vulcão Nyiragongo (Congo) fotografado por Olivier Grunewald.

domingo, 1 de agosto de 2010

Uma fresca controvérsia

O anúncio aparentemente banal convida os que se sintam sedentos a uma "Lech fria/fresca". Nada de admirar numa cerveja. O "diabo" está no nome da cerveja (Lech) e no local onde a publicidade foi colocada: frente ao local onde os restos carbonizados do malogrado presidente polaco Lech Kaczynski jazem. Agora o Partido do antigo presidente indigna-se com o anúncio e exige que seja retirado e sob o lema "os verdadeiros polacos não bebem Lech"surgem apelos ao boicote à marca via Facebook.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O Polvo que nos consome


No mais recente relatório da Transparência Internacional, Portugal tem a duvidosa honra de se encontrar entre os países da OCDE que menos têm feito no combate à corrupção.
O relatório é demolidor.
Transcrevo apenas dois excertos da página 55:

"Inadequacies in legal framework: A key inadequacy in the legal framework lies in the amount of separate laws dealing with corruption-related issues, originating with a confusing web of intercepting articles that provide for interpretation issues and a lack of easy-to-understand mechanisms that can ultimately lead to legal uncertainty.
Inadequacies in enforcement system: The main flaw is the lack of resources for the judiciary police to conduct financial and other investigations. Other key reasons for unsuccessful enforcement are a lack of coordination between investigating police organs and the Prosecutor’s Offi ce and a lack of specialised in-service training of inspectors / investigators. There is also inadequate protection for whistleblowers and insuffi cient awareness-raising about the foreign bribery prohibition. Authorities notice a slight improvement in mutual legal assistance due to increasing harmonisation through European legal instruments, such as the European Arrest Warrant, the creation of Joint Investigation Teams and the Schengen Agreement."

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Sem comentários... ou quase


"Hugo Chávez não acredita na versão oficial sobre a morte de Simón Bolívar, em 1830. O atual Presidente da Venezuela insiste, desde 2007, que o fundador da pátria não pode ter sucumbido à tuberculose. Para descobrir a verdade, mandou exumá-lo..

"Que momentos impressionantes vivemos esta noite! Vimos os ossos do Grande Bolívar", escreveu Chávez na rede social Twitter, esta tarde (manhã na Venezuela). "Este glorioso esqueleto tem de ser Bolívar, pois sentimos a sua chama. Bolívar vive!", acrescentou o Chefe de Estado, que confessou ter chorado de emoção durante a exumação, uma operação que decorreu no Panteão Nacional, em Caracas, ao longo de 19 horas." in, Expresso

"O Presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou a ruptura dos laços diplomáticos com a Colômbia, depois de Bogotá ter acusado Caracas de abrigar guerrilheiros das FARC e do ELN. Foi decretado o alerta máximo na fronteira entre os dois países." in, Sol

Em que estranho mundo vivemos. A pompa militar de uma exumação, a exibição dos ossos do Libertador tudo isto cheira a uma mistura de comédia negra e a justificação para hostilidades. Sinais preocupantes de um país rico em petróleo, e bom comprador de armas...

domingo, 18 de julho de 2010

- Vai uma saladinha caseira?


Estas duas imagens têm em comum mais do que se possa imaginar.
Ambas reflectem a imagem do futuro previsível, Ao reflectirem o futuro reflectem sobretudo sobre as preocupações do presente.
O futuro das cidades visto a partir de 1925 é mais cinzento e betonizado que, o modelo ecológico deste início de século.
Nos anos de 1920 as ideias de progresso, arranha céus e estradas confundiam-se para encostar a natureza ao abismo. Hoje, quase cem anos depois, com a Humanidade encostada ao abismo das alterações climáticas, as preocupações com a sustentabilidade, e a ecologia levaram a que as quintas urbanas tomassem forma. É vê-las tomar conta das varandas dos novos arranhas céus. É vê-los tornarem-se verdes. Verdes pela energia que consomem e produzem, verdes por causa das alfaces, das couves, dos brócolos ... Nas novas cidades o verde luta contra o antiquado cinzento. O verde é a nova cor do progresso.
Por tudo isto, a pergunta não será de estranhar... num dos possíveis futuros.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Uma estrada de caviar?


Os 48 Km de estrada entre Adler e Krasnaya Polyana, nas proximidades de Sochi (onde devem decorrer os próximos Jogos Olimpícos de Inverno) deverá custar 140 000 000 de dólares por kilometro... 140 000 dólares por metro!
... o mesmo que custaria se fosse coberta por uma espessura de 1,1cm de caviar negro.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Quem atira a primeira pedra?

Encenação de uma lapidação

"Sakineh Mohammadi Ashtiani no es la única persona en Irán a la espera de que se ejecute la pena de muerte a la que fue condenada. El caso de esta iraní de 43 años y madre de dos hijos ha saltado a la luz pública debido a la intensa campaña para evitar su lapidación llevada a cabo por diversas organizaciones como Amnistía Internacionalo Human Rights Watch. Una web que pide su liberación (http://freesakineh.org/) ha recogido más de 89.000 firmas entre ellas las del ex presidente brasileño Fernando Henrique Cardoso..." in, El País

Por vezes esquecemos o mundo real. Esta justiça bárbara que se julga divina... imaginamo-nos no séc. XXI, preferimos ignorar. Mas, poderemos ignorar?

Código Penal Iraniano

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A FOME ataca no Sahel



São sempre dramáticas as imagens da fome. Uma tragédia anunciada... uma tragédia que se repete em África. E a crueza dos números: 55 milhões de euros precisam-se para salvar 10 milhões de pessoas ...

sábado, 10 de julho de 2010

Guerra de gangs espalha terror

Foto de Barregon

"Dois grupos rivais armados com facas decidiram ajustar contas enquanto decorriam as festas de S. Pedro, ontem de madrugada, no Seixal.

Várias pessoas, incluindo crianças, foram apanhadas no meio da confusão, tendo sido empurradas, e alguns carros foram atingidos com pedras. Os gangs, por um lado, do bairro do Jamaica e, por outro, da Quinta da Princesa, envolveram-se posteriormente com a polícia. Equipas cinotécnicas da PSP, bem como o Corpo de Intervenção, ambos duas forças da Unidade Especial de Polícia, foram accionados para repor a ordem.

No recinto da festa estavam milhares de pessoas, que começaram a fugir mal se iniciaram os desacatos. Numa fase inicial, os dois grupos contabilizavam cerca de 20 pessoas, mas rapidamente chegaram aos mais de 50 ..."

Não, a notícia não é do Boletim Municiapal, é do CM de 6 de Julho...Mas, seria um tema interesante para um dos próximos números do BM. Afinal de contas depois de trinta anos de loas ao poder sempre seria uma novidade preocuparem-se com o Seixal real... em vez do fogo de artifício do costume,

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Muito mais que futebol ....

"WATCHING Spain penetrate the Portuguese defence for a 1-0 victory in the World Cup this week was clearly too much to bear. On June 30th, to prevent Spain’s Telefónica seizing full control of Vivo, a valuable Brazilian mobile asset it jointly owns with Portugal Telecom, Portugal’s government used its golden share in the national telecoms operator to block the Spaniards’ attack. For shareholders in Portugal Telecom, the government has now become their arch-enemy." in, The Economist
"José Sócrates, Portugal’s prime minister, has stoutly defended his use of a “golden share” to block Telefónica’s €7.15bn offer to buy Portugal Telecom out of Vivo, their Brazilian mobile phone joint venture." in, Financial Times
O duelo Portugal - Espanha pela VIVO tem enchido os jornais económicos. A "acção dourada" alimenta a imaginação e a indignação dos observadores. Em pano de fundo nesta disputa ibérica pelos mercados o Brasil e a América Latina.
Um jogo que parece longe do apito final.

domingo, 13 de junho de 2010

Che sera sera

"Quem canta seus males espanta" assim, rezava a sabedoria popular, muito antes do futebol espectáculo ter descido às televisões.

Nada como uma boa jogada de secretaria ou, um campeonato do mundo para fazer esquecer o quotidiano enfadonho e quantas vezes insustentável.

Neste ano da graça de 2010, joga-se o campeonato do mundo, num país lindíssimo que quase parece isento de problemas enfim … uns bairros de lata, miséria q.b., violência, percentagem assustadora de seropositivos e muitas vuvuzelas para atenuar o clamor das multidões.

O futebol, um dos expoentes da indústria do entretenimento capaz de gerar formidáveis receitas, conseguiu ultrapassar as fronteiras geográficas, culturais, de género. Um jogo que une ricos e pobres na euforia ou, no desespero. Um jogo que iça a bandeira do patriotismo mesmo quando ele anda arredado do dia-a-dia. Um jogo que insufla esperança e auto-estima. Um jogo que torna qualquer lesão numa matéria muito mais escaldante e decisiva que a hipótese de uma bancarrota.

A presença de Portugal – que sigo muito de longe – neste mundial afastou das capas dos jornais e das aberturas dos telejornais a palavra “crise”, e outras igualmente incómodas ”. Agora, o que faz notícia são as conferências de imprensa dos jogadores, a porta do hotel ou, os dramas dos pobres jornalistas que foram assaltados naquela sucursal do paraíso.

Por isso, enquanto durar a presença portuguesa no Mundial, o governo estará quase de férias, a oposição sabendo que o palco lhe escapará, deixa as criticas para melhor altura e, assim, sabendo-se que “enquanto o pau, vai e vem, folgam as costas”, a malfadada crise, a subida de impostos, o desemprego e outras preocupações comezinhas ocuparão um humilde lugar nas preocupações dos portugueses (e doutros povos por esse mundo fora) …pode mesmo acontecer que fiquemos fritos ou assados, mas isso, depois se verá.... che sera sera...

sábado, 12 de junho de 2010

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Quo vadis?

5500 anos separam estas imagens.
No topo, o mais antigo sapato que se conhece. Perfeitamente preservado apesar da respeitável idade, foi descoberto numa caverna na Arménia. Feito de uma só peça de couro, este antepassado do mocassin, encontrava-se repleto de erva que ajudou a preservar a forma original.

O sapato representou sem dúvida uma vantagem para todos os que faziam da caminhada um modo de vida.
E hoje?
Interessante o seu "discurso". De comodidade, a símbolo de status, a acessório de sex appeal... o sapato continua o seu caminho. Por vezes não se descortina bem o sentido. Outras, parece encontrar-se a meio de uma lenda medieval....

.... ou, de um refinado objecto de tortura...

... de patamar supremo de comodidade. a objecto de desejo e instrumento de tortura consentida.

sábado, 5 de junho de 2010

Uma vedeta verde

Belíssima foto esta. Só por si um convite para visitar os recônditos da Nicarágua profunda.
Uma foto à beira do pulo que se adivinha lesto.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Experiência animadora?

E se juntássemos alguma animação à algumas obras primas da pintura?
Certamente que teríamos algumas surpresas como comprova esta pintura de René Magritte... Quem se esconde por detrás da maçã? O que oculta a maçã?

sexta-feira, 9 de abril de 2010

E você, já se viu grego?

Manifestação de protesto dos funcionários públicos em Atenas

Conseguirá a Grécia evitar a bancarrota? Esta é a questão que cada vez mais se coloca em Bruxelas e nos mercados internacionais.

Se isso acontecer outrosa países poderão, por contágio, seguir-se. Portugal e Espanha estão definitivamente, na "lista negra".

Por isso, não é de estranhar que a situação grega ocupe parte de leão, na entrevista que Van Rompuy deu a quatro jornais europeus.


quinta-feira, 8 de abril de 2010

A leste ... o suspeito do costume?






Fotos via Egor Bulychev

A "revolução das tulipas", iniciada em 2005, chegou ao fim de forma tumultosa. Estas são apenas algumas das imagens da destruição da cidade de Bichkek. Mais de 400 feridos e dezenas de mortos são o saldo de um dia de revolta e pilhagens.
O presidente tem sido acusado de autoritarismo, fraude eleitoral. nepotismo mas ... por detrás destes acontecimentos poderá estar a sombra do grande irmão:
  • No ano passado, o presidente Kurbambek Bakíev recusou-se a encerrar a base militar dos EUA de Manás - base que é crucial para o esforço de guerra na Afeganistão;
  • No mês passado, membros da oposição e a actual presidente interina reuniram-se com membros do partido Rússia Unida (partido de V. Putin);
  • Putin foi o primeiro a reconhecer o novo governo;
  • A Rússia reforçou a presença militar numa base que mantém no Quirguistão;
  • A nova direcção política do país já pediu auxílio económico à Rússia ao mesmo tempo que considerou provável o fim do aluguer da base de Manás aos EUA.
De facto, tudo muito suspeito. Uma história a seguir nos próximos meses...
____
Sobre este assunto, a análise feita em Moscovo...

O parente que faltava?

Três esqueletos (parciais) descobertos na África do Sul, podem bem ser um dos elos que faltava no processo de hominização.
Esta espécie de hominídeo, viveu há cerca de 1,9 milhões de anos e, foi baptizada de Australophitecus sediba.
Para descobrir na Science ...

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O talento de bem fazer ...

Moradia em Faia
projectada pelo Engº Sócrates
De facto, quanto mais sabemos sobre o talento e a dedicação profissional do nosso PM , melhor se percebe a perda que a engenharia nacional sofreu.
Alguns destes projectos mereceriam, sem dúvida, integrar-se no tema "arquitectura esdrúxula", ao lado de outras curiosidades arquitectónicas que aqui tenho publicado...
____
Sobre o mesmo assunto veja-se esta gracinha de oportunidade

domingo, 4 de abril de 2010

Darius, o grande

Ainda em dia de Páscoa, de que animal nos lembramos senão, do fértil, coelho?
Pois bem, este chama-se Darius. Tem pouco mais de um ano e. já pesa cerca de 22 quilos, o que quer dizer que, crescerá ainda mais! Para já prepara-se para entrar no Guiness Book...
Eu também tenho um. Mal chega aos 2 Kg, já está avançado na idade. Chegou num domingo de Páscoa, parecia um peluche branco de orelhitas pretas. Hoje, é um venerável idoso, na casa dos 8 anos. Foi o "pai" dos gatos que vieram depois... e continua a liderar o gang de quatro patas aqui da casa...

sábado, 3 de abril de 2010

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Quando a religião domina a vida



O mundo árabe é um enigma. Um misto de ultramodernismo arquitectónico e de tribalismo legislativo.
Estas imagens de um concurso de televisão são, com direi ... surrealistas. Postada perante as câmaras, convertida em mancha negra, uma mulher, uma poetisa corajosa desanca fortemente os donos da verdade religiosa e politica do seu país, a Arábia Saudita. Diz-lhes, o indizível e, ganha o direito de ser finalista no mais popular concurso de poesia da televisão. 47, em 50 pontos possíveis.
Claro que, se esta mãe de quatro filhos ganhar o prémio de 270 000 dólares terá que investir fortemente em segurança é que as ameaças de morte já se fazem sentir...
____
Também na Arábia Saudita deverá ter sido hoje decapitado um homem de origem libanesa por ... feitiçaria. Ao que parece ele fazia umas adivinhações a partir de sua casa em Beirute, onde residia, e não adivinhou que uma peregrinação a Meca lhe seria fatal...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dia da Inverdade


Hoje é dia da inverdade - isto do politicamente correcto vai dar cabo do português...
Olhando os jornais em busca das ditas... não é tarefa fácil distinguir a verdade do seu ... oposto. Vejamos:

1 - furões especialmente treinados vão ajudar a introduzir tecnologias digitais nas zonas rurais de Inglaterra...de

2 - um ladrão foi apanhado em flagrante graças a Barney, um gato, de três anos que ao detectar o intruso avisou o dono... v

3 - "Ele ficou bravo por causa de uma galinha que faltou na capoeira e atirou para me matar", descreve Alice Lopes....ro

4 - chefes de cozinha reuniram-se na Islândia para cozinhar uma refeição na lava do vulcão Fimmvorduhals que entrou em erupção em 21 de Março ... ro

5- a Airborne Association criou um serviço aéreo de assistência em viagem, para ajudar os utilizadores das autoestradas, que utiliza "rocktsmen"... i

6- ... Carvalhal diz que em breve será campeão em Portugal.... v

7 - Uma americana viu o sonho transformar-se em desespero quando o casino alegou que o jackpot de $42.9m era afinal 'um erro"... v

8- o acelerador de partículas vai ser instalado numa linha de metro londrina. Os físicos acreditam que poderão assim, continuar as suas experiências por uma fracção do custo.... i

Verdade 2,3,4, 6 e,7
Falso 1, 5, 8

sexta-feira, 26 de março de 2010

Lisboa: cidade emparedada


Lisboa, cidade do Tejo.
Agora que as Tágides se calaram afogadas nas águas poluídas do Tejo, agora que as varinas se encontram convertidas às delícias dos hipermercados ... eis, que surge a necessidade de encontrar uma definição para a "Cidade das 7 colinas". Talvez, no futuro, se a passividade e permissividade o permitirem Lisboa possa ser chamada a "Cidade dos Contentores". Essa, será de facto, a imagem mais marcante. Uma cidade emparedada pela vertigem dos interesses económicos cada vez mais patentes nas voltas e reviravoltas deste nebuloso processo. Que o diga o proprietário do cartaz ...
A imagem de um país que não respeita, nem preserva o que de mais emblemático tem. Neste contexto, não posso deixar de chamar a atenção para as palavras avisadas do deputado Luís Rodrigues:

sábado, 20 de março de 2010

Quando o humor é uma ilha...



A Ilha Presidencial é anunciada como uma oportunidade para ver os presidentes latino-americanos em calções, um pouco ao jeito dos "perdidos".
Trata-se do trabalho de um grupo de jovens venezuelanos que usa a internet para mostrar que, por aquelas bandas, ainda há quem se atreva a fazer humor.

A similitude


Depois de ler isto ... não resisti.
Relembrar Calimero tornou-se inevitável.
Sim, quantas semelhanças entre os dois personagens!...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Advertências


A Comissão Europeia enviou para Portugal as advertências finais relativas à qualidade do ar.

De salientar, que de acordo com o relatório de 2008 (o último disponível), na região sul da área metropolitana de Lisboa, o dióxido de enxofre e as partículas em suspensão no ar ultrapassam o estabelecido pela directiva europeia 1999/30/CE, pelo que Portugal se sujeita a uma penalização financeira.

"Os dados analisados revelam que, em 2008, três estações da península ultrapassaram o limite máximo de excedências diárias para o poluente PM10: Paio Pires (Seixal) com 63 dias em excesso, Escavadeira (Barreiro) com 46 dias em excesso, e Alto Seixalinho (Barreiro) com 42 dias em excesso. Este ano [2009], as três estações voltaram a ultrapassar o número máximo de dias de excedência (35 dias por ano), constatam os ambientalistas. Como causas deste cenário, apontam o tráfego rodoviário e a indústria." in, i+

Problemas cardiovasculares, cancro do pulmão e morte prematura, são algumas das maleitas resultantes da próximidade deste tipo de poluição.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Notícias do Paraíso ...

A 13 de Janeiro, surgiu na blogosfera a notícia da morte - por fome e frio - de mais de trinta pacientes do Hospital Psiquiátrico de Havana. No dia seguinte, a Comissão de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional anunciava confirmava e, a 15 de Janeiro, o Ministerio da Saúde cubano, admitiu a morte de 26 pessoas.

Perante as fotos, alguém tem dúvidas da "face oculta" deste regime?

terça-feira, 16 de março de 2010

Saudade do espanto


Quando já nada nos espanta, nem envergonha então, devemos preocupar-nos.

Vem esta reflexão, a propósito, das contínuas revelações que os jornais fazem sobre os prémios e, demais mordomias dos administradores do sector empresarial do estado.

Em época de crise assumida , de cinto bem apertado para a maior parte das famílias portuguesas, os números, chegam a ser ofensivos do pudor.

O mais estranho é que toda esta situação "pantârosa" se tornou de tal forma costumeira que se entranhou.

Já não suscita clamor, nem indignação. Limitamo-nos a "tomar conhecimento".

Aceitámos. Aceitamos.

Até quando?


quinta-feira, 11 de março de 2010

Cuidado, cibernautas à solta!

Dia 12 de Março, comemora-se o dia internacional contra a ciber-censura.
Leia aqui, o relatório dos Repórteres Sem Fronteiras, relativo ao modo como se condiciona o acesso à informação, nesta "democracia" de partido único ...
E veja aqui, a lista dos países (alguns considerados "democracias genuínas") que também se deixam levar pela tentação...
Felizmente que nada disto seria possível no Seixal, "Terra de Abril" ....

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A Dança dos Esqueletos



Quando os esqueletos saltam e se põem a dançar, um após outro, numa dança imparável isso é um momento Walt Disney.

Reparem que a este pequeno filme de animação realizado no final dos anos 20, não faltam gatos assanhados, nem corujas pivot que acabam depenadas, nem sequer o galo anunciador do Sol. E claro, os esqueletos dançantes, e cantantes...
Um filmezinho do passado que bem poderia ser a reportagem sobre o "armário" de alguém.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Contente, Feliz e ... Alegre



A candidatura de Manuel Alegre revelou-se inspiradora. De facto, há semanas que não "posto". Não porque não haja nada de interessante, nem sequer por falta de tempo. Simplesmente, não me apetece. Ora, o blogue é, para mim, um exercício lúdico, que não acarreta obrigações. Daí as paragens que de tempos aa tempos acontecem. Não pude contudo, resistir a imaginar o poeta entre estes dois senhores... Contente e Feliz, que ouvidos assim, 30 (?) anos depois parecem ainda actuais.
____

Depois de um longo interregno veremos se volto a dedicar algum tempo a este blogue que tem estado ao abandono. Aproveito para agradecer e retribuir os votos de Boas Festas (atrasadíssimos mas, sinceros) que simpaticamente me endereçaram.