quinta-feira, 29 de julho de 2010

O Polvo que nos consome


No mais recente relatório da Transparência Internacional, Portugal tem a duvidosa honra de se encontrar entre os países da OCDE que menos têm feito no combate à corrupção.
O relatório é demolidor.
Transcrevo apenas dois excertos da página 55:

"Inadequacies in legal framework: A key inadequacy in the legal framework lies in the amount of separate laws dealing with corruption-related issues, originating with a confusing web of intercepting articles that provide for interpretation issues and a lack of easy-to-understand mechanisms that can ultimately lead to legal uncertainty.
Inadequacies in enforcement system: The main flaw is the lack of resources for the judiciary police to conduct financial and other investigations. Other key reasons for unsuccessful enforcement are a lack of coordination between investigating police organs and the Prosecutor’s Offi ce and a lack of specialised in-service training of inspectors / investigators. There is also inadequate protection for whistleblowers and insuffi cient awareness-raising about the foreign bribery prohibition. Authorities notice a slight improvement in mutual legal assistance due to increasing harmonisation through European legal instruments, such as the European Arrest Warrant, the creation of Joint Investigation Teams and the Schengen Agreement."

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Sem comentários... ou quase


"Hugo Chávez não acredita na versão oficial sobre a morte de Simón Bolívar, em 1830. O atual Presidente da Venezuela insiste, desde 2007, que o fundador da pátria não pode ter sucumbido à tuberculose. Para descobrir a verdade, mandou exumá-lo..

"Que momentos impressionantes vivemos esta noite! Vimos os ossos do Grande Bolívar", escreveu Chávez na rede social Twitter, esta tarde (manhã na Venezuela). "Este glorioso esqueleto tem de ser Bolívar, pois sentimos a sua chama. Bolívar vive!", acrescentou o Chefe de Estado, que confessou ter chorado de emoção durante a exumação, uma operação que decorreu no Panteão Nacional, em Caracas, ao longo de 19 horas." in, Expresso

"O Presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou a ruptura dos laços diplomáticos com a Colômbia, depois de Bogotá ter acusado Caracas de abrigar guerrilheiros das FARC e do ELN. Foi decretado o alerta máximo na fronteira entre os dois países." in, Sol

Em que estranho mundo vivemos. A pompa militar de uma exumação, a exibição dos ossos do Libertador tudo isto cheira a uma mistura de comédia negra e a justificação para hostilidades. Sinais preocupantes de um país rico em petróleo, e bom comprador de armas...

domingo, 18 de julho de 2010

- Vai uma saladinha caseira?


Estas duas imagens têm em comum mais do que se possa imaginar.
Ambas reflectem a imagem do futuro previsível, Ao reflectirem o futuro reflectem sobretudo sobre as preocupações do presente.
O futuro das cidades visto a partir de 1925 é mais cinzento e betonizado que, o modelo ecológico deste início de século.
Nos anos de 1920 as ideias de progresso, arranha céus e estradas confundiam-se para encostar a natureza ao abismo. Hoje, quase cem anos depois, com a Humanidade encostada ao abismo das alterações climáticas, as preocupações com a sustentabilidade, e a ecologia levaram a que as quintas urbanas tomassem forma. É vê-las tomar conta das varandas dos novos arranhas céus. É vê-los tornarem-se verdes. Verdes pela energia que consomem e produzem, verdes por causa das alfaces, das couves, dos brócolos ... Nas novas cidades o verde luta contra o antiquado cinzento. O verde é a nova cor do progresso.
Por tudo isto, a pergunta não será de estranhar... num dos possíveis futuros.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Uma estrada de caviar?


Os 48 Km de estrada entre Adler e Krasnaya Polyana, nas proximidades de Sochi (onde devem decorrer os próximos Jogos Olimpícos de Inverno) deverá custar 140 000 000 de dólares por kilometro... 140 000 dólares por metro!
... o mesmo que custaria se fosse coberta por uma espessura de 1,1cm de caviar negro.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Quem atira a primeira pedra?

Encenação de uma lapidação

"Sakineh Mohammadi Ashtiani no es la única persona en Irán a la espera de que se ejecute la pena de muerte a la que fue condenada. El caso de esta iraní de 43 años y madre de dos hijos ha saltado a la luz pública debido a la intensa campaña para evitar su lapidación llevada a cabo por diversas organizaciones como Amnistía Internacionalo Human Rights Watch. Una web que pide su liberación (http://freesakineh.org/) ha recogido más de 89.000 firmas entre ellas las del ex presidente brasileño Fernando Henrique Cardoso..." in, El País

Por vezes esquecemos o mundo real. Esta justiça bárbara que se julga divina... imaginamo-nos no séc. XXI, preferimos ignorar. Mas, poderemos ignorar?

Código Penal Iraniano

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A FOME ataca no Sahel



São sempre dramáticas as imagens da fome. Uma tragédia anunciada... uma tragédia que se repete em África. E a crueza dos números: 55 milhões de euros precisam-se para salvar 10 milhões de pessoas ...

sábado, 10 de julho de 2010

Guerra de gangs espalha terror

Foto de Barregon

"Dois grupos rivais armados com facas decidiram ajustar contas enquanto decorriam as festas de S. Pedro, ontem de madrugada, no Seixal.

Várias pessoas, incluindo crianças, foram apanhadas no meio da confusão, tendo sido empurradas, e alguns carros foram atingidos com pedras. Os gangs, por um lado, do bairro do Jamaica e, por outro, da Quinta da Princesa, envolveram-se posteriormente com a polícia. Equipas cinotécnicas da PSP, bem como o Corpo de Intervenção, ambos duas forças da Unidade Especial de Polícia, foram accionados para repor a ordem.

No recinto da festa estavam milhares de pessoas, que começaram a fugir mal se iniciaram os desacatos. Numa fase inicial, os dois grupos contabilizavam cerca de 20 pessoas, mas rapidamente chegaram aos mais de 50 ..."

Não, a notícia não é do Boletim Municiapal, é do CM de 6 de Julho...Mas, seria um tema interesante para um dos próximos números do BM. Afinal de contas depois de trinta anos de loas ao poder sempre seria uma novidade preocuparem-se com o Seixal real... em vez do fogo de artifício do costume,

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Muito mais que futebol ....

"WATCHING Spain penetrate the Portuguese defence for a 1-0 victory in the World Cup this week was clearly too much to bear. On June 30th, to prevent Spain’s Telefónica seizing full control of Vivo, a valuable Brazilian mobile asset it jointly owns with Portugal Telecom, Portugal’s government used its golden share in the national telecoms operator to block the Spaniards’ attack. For shareholders in Portugal Telecom, the government has now become their arch-enemy." in, The Economist
"José Sócrates, Portugal’s prime minister, has stoutly defended his use of a “golden share” to block Telefónica’s €7.15bn offer to buy Portugal Telecom out of Vivo, their Brazilian mobile phone joint venture." in, Financial Times
O duelo Portugal - Espanha pela VIVO tem enchido os jornais económicos. A "acção dourada" alimenta a imaginação e a indignação dos observadores. Em pano de fundo nesta disputa ibérica pelos mercados o Brasil e a América Latina.
Um jogo que parece longe do apito final.