domingo, 8 de março de 2009

24H por ano

Em muitos aspectos, no ocidente, a situação da Mulher alterou-se substancialmente nos últimos 150 anos. A tal ponto que muitos são os que defendem a inutilidade da comemoração do Dia Internacional da Mulher apesar do poder (político e empresarial) ser ainda, essencialmente, um "clube masculino"; apesar, do "salário igual por trabalho igual"* ser ainda uma miragem para muitas mulheres; apesar, da violência doméstica continuar a fazer vítimas.
Mas, se as mulheres do ocidente percorreram um longo caminho, e se encontram de algum modo protegidas pela lei, muitas outras, por esse mundo fora, vivem o tormento de não ter direitos e de estar à mercê do "costume".

No Bangladesh, como em outros lugares, foi descoberto um novo método para desfigurar as mulheres: o ácido. Este é, frequentemente, o castigo das noivas cujas famílias não puderam pagar o dote acordado... a condenação de situações como esta é apenas uma das razões para continuar a celebrar o Dia Internacional da Mulher.

1 comentário:

David R. Oliveira disse...

Ufff!...é só mesmo para a cumprimentar. Estava na dúvida se, aqui, este blog seria para continuar a levar a sério e mantê-lo linkado lá no meu sítio ou se teria de fazer (por esta razão)a limpeza do link.
Cumprimentos
David Oliveira