sábado, 22 de agosto de 2009

Triste sina


As eleições afegãs, correram bem, muito obrigado.
Bem?!
Se estas eleições tiveram algum mérito foi o de expor que o país continua a ser um feudo dos "senhores da guerra", que a produção da papoila de ópio é um exito, que a corrupção reina impunemente, que as mulheres continuam a ser o "elo mais fraco", que a pobreza une quase toda a sociedade afegã.
As eleições afegãs não foram mais que um simulacro de democracia para ocidental ver.
O elevado analfabetismo (50%, no homens e 85% das mulheres) não permite falar de um eleitorado esclarecido, tanto mais que muitos se encontram limitados na sua liberdade por cadeias de obediência a um chefe local ou, no caso das mulheres aos familiares masculinos...
Significativos os acordos de última hora entre o poder instalado e os senhores da guerra, significativa a publicação em véspera das eleições da "lei da violação" ...
No rescaldo, temos para já dois auto-proclamados vencedores. Ver-se-à se têm o bom senso de procurar entendimentos para sair da profunda miséria que afecta o país. Lutar contra a miséria, a ignorância, a corrupção, a violência são tarefas hercúleas que exigirão o envolvimento de toda a sociedade. Será isso possível?

1 comentário:

J.S. Teixeira disse...

É a democracia da NATO e dos EUA a funcionar em pleno.

Samuel Cruz, candidato a Presidente da Câmara Municipal do Seixal pelo PS, utiliza um pseudónimo (HSerejo) para lançar calúnias e ofensas contra o executivo CDU da Câmara Municipal do Seixal. Vejam as provas e o desenrolar do processo no blogue, O Flamingo.