quarta-feira, 8 de outubro de 2008

2009 - estagnação com eleições à porta


O FMI reviu as suas previsões em baixa. O relatório de Julho previa um crescimento da econmia mundial na ordem dos 3,9%, agora prevê apenas 3%. Este relatório sobre as perspectivas económicas mundiais, indica que a economia mundial está a passar pelo choque financeiro mais perigoso para os mercados financeiros desde 1930…

O crescimento que antes se previa de 1,4% foi ajustada para os 0,5%.

O FMI prevê que os EUA entrem em recessão com um crescimento negativo no final de 2008, início de 2009, embora se espere que o PIB cresça. Para a zona euro o panorama não é mais animador. Crescimento quase nulo em França e Portugal, nulo na Alemanha, negativo em Espanha, Inglaterra e Itália.

Para os políticos o desafio imediato é gerir a crise, estabilizar os mercados financeiros, inspirar a confiança dos investidores, controlar a inflação e o desemprego. Trata-se, também de repensar o sistema financeiro eliminando as suas fragilidades mais evidentes.

Para os políticos portugueses, no ano de todas as eleições, este é sem dúvida um desafio.Nas autarquias como no governo, a tentação da vitimização será grande; para as oposições será difícil o equilíbrio entre a credibilidade e o populismo...

Ver texto integral do relatório


Sem comentários: