segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A coragem de ser incómodo


Anna Politkovskaïa foi assassinada em 7 de Outubro de 2006, na sua casa, em Moscovo.

Porquê? A mando de quem? São questões que continuam em aberto. A verdade é que os jornalistas de investigação rapidamente se tornam incómodos e, na Russia não são raros os casos de jornalistas cuja morte chega prematuramente na ponta de uma arma.

Anna Politkovskaïa, distinguiu-se ao cobrir o conflito na Chechénia, e ao denunciar as violações dos direitos do Homem pelas autoridades russas e pela sua voz crítica relativamente à actuação de Putin.

O seu processo senta no banco dos réus, dois irmãos chechenos, Djabraïl e Ibraguim Makhmoudov, por terem feito a vigilância do apartamento e um cúmplice, membro da polícia criminal, Sergueï Khadjikourbanov. Também se sentará num tribunal militar, o agente do FSB (ex-KGB), Pavel Riagouzov. De facto, nem o presumível atirador nem os mandantes do crime serão julgados, apenas o "peixe miúdo" está nas redes da justiça russa. Mesmo assim, talvez este julgamento possa contribuir para conhecer os reais motivos do assassinato desta jornalista, talvez possa contribuir para que os jornalistas russos sejam “alvos a abater”.

A mais recente vítima da sanha contra os jornalistas foi Mikhail Beketov, editor de um pequeno jornal da oposição russa, o Khimkinskaya Pravda, que a 13 de Novembro foi encontrado nos subúrbios de Moscovo em estado crítico, isto depois de se ter queixado de estar a ser vítima de ameaças e de que o seu automóvel tinha sido incendiado na garagem…

Sem comentários: