sábado, 23 de maio de 2009

Anjos e demónios dos Comuns


Entrevista com o homem do trombone
Há cerca de duas semanas que o Daily Telegraph sujeita os deputados a uma dura prova. Todos os dias publica cirurgicamente, algumas informações mais sobre o seu despesismo. Todos os dias, alarga o leque dos implicados a mais uns quantos, em partes iguais, conservadores e trabalhistas. A lista dos despesistas, que não pára de crescer e, ninguém sabe em quantos vai parar. Dos 646 membros dos Comuns, alguns viraram santos mas, 120 já viram o seu nome na praça publica o que obrigou já a demissões e, é um sério embaraço político para ambos os partidos.
O jornal está na posse de uma base de dados equivalente a 200 DVD, repleta de milhares de justificativos de despesa que foi analisada, exaustivamente, por uma dezena de jornalistas antes da primeira publicação. Agora, o Daily Telegraph, limita-se a gerir ao dia as revelações e a antecipar para a concorrência os nomes dos próximos visados, garantindo assim as audiências.

Em Portugal nada disto seria possível. Não falo do ritmo das demissões, nem das acusações que se derramariam sobre os jornais e os jornalistas que alimentassem uma tal fogueira. Falo, simplesmente, da possibilidade de verificar os papelinhos. O mais certo é que já estivessem destruídos, extraviados, ou que tivesse ocorrido uma qualquer falha na secretaria que impossibilitaria que se provasse o que quer que fosse. Veja-se o que aconteceu com a documentação relativa ao caso Cova da Beira e, retirem-se as respectivas ilações.'

Sem comentários: