quinta-feira, 28 de maio de 2009

Jogo perigoso

Com a situação na Coreia do Norte a causar preocupação, sobretudo, desde o anúncio de que deixava de respeitar o armistício de 1953 (nunca foi assinado o Tratado de Paz) e, com a perspectiva de uma confrontação entre as duas Coreias. Para já, o resultado pode sentir-se numa aparente unanimidade ( entre os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU) e na bolsa de Seul, onde o index KOPI, tem estado em queda nos últimos 5 dias apesar, das subidas registadas nos outros mercados asiáticos.
Para a Coreia do Norte a questão está em encontrar o tom de ameaça certo para atingir os seus objectivos (desestabilizar a Coreia do Sul?; testar a nova administração Obama?; publicitar a sua indústria militar?; estabelecer equilíbrios internos na sucessão ao "querido líder"?...), isto é, garantindo que é suficientemente, convincente para não ser ignorada e, suficientemente, comedido para não alienar o poderoso vizinho e aliado, a China.
____
“It’s a matter of time when a fuse for war is triggered,” the North Korean government’s official newspaper, Minju Joseon, said in a commentary carried by the state-run news agency KCNA." in, NYT

Sem comentários: