domingo, 13 de janeiro de 2008

Gerir a História

"Em, Fevereiro, 1948, o dirigente comunista Klement Gottwald subiu à varanda de um palácio barroco de Praga para falar às centenas de milhares de cidadãos aglomerados na praça velha da cidade. Foi uma grande viragem na história da Boémia. Um momento fatídico, como acontece uma ou duas vezes por milénio.

Gottwald fazia-se acompanhar pelos camaradas, e ao lado, muito perto, estava Clementis. Nevava, fazia muito frio, e Gottwald vinha de cabeça descoberta. Clementis, muito solícito, tirou o gorro em pele que trazia e colocou-o na cabeça de Gottwald.
A secção de propaganda fez centenas de milhares de exemplares da fotografia de onde Gottwald, de gorro de pele e rodeado pelo camaradas, fala ao povo.[...]
Quatro anos mais tarde, Clementis foi acusado de traição e enforcado. A secção de propaganda fez com que ele desaparecesse imediatamente da História e, como é evidente, de todas as fotografis. A partir daí, Gottwald está sozinho na varanda. [...] De Clementis resta o gorro em pele na cabeça de Gottwald."

Milan Kundera, O Livro do Riso e do Esquecimento

1 comentário:

Anónimo disse...

Saudo mais um blog oriundo da margem sul do tejo,

Gostei do que vi, espero continuar a ver,

Miguel Pina Martins