sábado, 26 de janeiro de 2008

Um Futuro para o Bairro dos Vidreiros?

Satisfação!
Foi, naturalmente satisfação que senti com a iniciativa do PSD de propor na Assembleia Municipal do Seixal a classificação da zona ribeirinha da cidade de Amora como Imóvel de Interesse Público (IIP)[1]. Resta acreditar que todas as diligências serão feitas para que no mais curto espaço de tempo esta sábia decisão não caia “em saco roto” e que se proceda desde já à catalogação, estudo e registo fotográfico detalhado deste património, memória única de uma fábrica de vidros que foi devastada pelo tempo e pelos homens.
Esperemos, ter ainda tempo de preservar este casario, para que as futuras gerações possam dele usufruir em termos paisagísticos e, para que lhe possam ser atribuídas novas funcionalidades capazes de o integraram no bulício da cidade.
Quero acreditar que será possível (e que haverá vontade política) ultrapassar os possíveis obstáculos que se coloquem à reabilitação do Bairro Vidreiro. Como já disse, aqui antes, é fácil constatar que ele desapareceu totalmente das fotografias oficiais (da Junta de Freguesia, da Câmara, e dos folhetos da CDU), tal a incomodidade que a vergonha pelo estado ruinoso dos edifícios tem produzido. Quero acreditar, que será possível discutir um futuro para a “correnteza”, até porque este conjunto reveste-se de um alto valor histórico-patrimonial, pois é representativo de uma época e desempenhava uma função muito específica: o alojamento dos operários da fábrica dos Vidros de Amora. Tratou-se de uma iniciativa filantrópica (… tão ao gosto da época!) que simultaneamente visava atrair e fixar trabalhadores especializados ingleses e depois (do Ultimatum) alemães.
Este bairro, do passado, merece ser parte do futuro!

[1] Esta proposta terá merecido os votos favoráveis do PSD (proponente), da CDU e do BE, quanto ao PS parece que optou pela abstenção. Pena, a confirmar-se, pois,. este é um daqueles temas em que a unanimidade seria desejável.




1 comentário:

Anónimo disse...

Fico muito feliz pela aprovação em Assembleia Municipal da proposta apresentada pelo PSD. Já é hora da autarquia começar a defender o património do concelho e não permitir que ele fique ao abandono, em risco de cair, e pior, em risco de esquecimento sem que as próximas gerações saibam o que ele significou na vida de gerações anteriores.
Dou-lhe os parabéns a si, pois sei que tem sido uma das suas suas lutas e espero que daqui em diante as coisas comecem a mudar,no nosso concelho e em particular na nossa Amora!
Muitos beijinhos e continue a escrever gosto muito da maneira como o faz!

Luísa Gama