terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Seixal Fluvial – Seixal Virtual

Descubra esta Margem...
“Embarque na descoberta do surpreendente Seixal fluvial. Desde os Foros da Amora até ao Barreiro, esta marginal ribeirinha, marcada pela intervenção contemporânea de requalificação, com ciclovia e agradáveis jardins, é salpicada de espaços museológicos de Arqueologia Industrial, Quintas e Palacetes Antigos e, uma orla de arquitectura tradicional oriunda do passado Piscatório ainda hoje presente nos passeios de Bote-de-Fragata pela Baía do Seixal. O Seixal Fluvial oferece-lhe também o charme do seu Núcleo Urbano Antigo onde, por entre ruas debruadas a casinhas revestidas a azulejo, lhe surge com o desafio do “Hoje há caracois!” da Associação Filarmónica ou os lombinhos de tamboril na Taberna do Sousa, enquanto o rio convida à contemplação das aves marinhas ou a seguir até ao Centro de Estágio do SL Benfica, com deslumbrantes vistas de Lisboa em fundo. Este é o Seixal Fluvial que o convidamos a descobrir. Um lugar fascinante.”



Este texto, destinado a promover a urbanização Quinta da Trindade, dá-nos uma imagem diferente, e talvez surpreendente sobre o Seixal que temos. Escusado será dizer que agradáveis jardins, ciclovias, espaços museológicos e caracóis, tudo isto existe….
E de tal forma existe que o promotor imobiliário nos oferece uma agradável panorâmica de 360º em redor do Seixal. Sempre de longe, com o cuidado necessário para que não se descubra nada de desagradável, sempre com a distância necessária para que não haja vislumbres incómodos de ruínas, poluição ou simples desleixo. Afinal, compreende-se, o objectivo é atrair para o Seixal real novos habitantes que pretendem viver no “melhor dos mundos possíveis” perto da capital e perto de locais emblemáticos prestigiados (Centro de Estágios do Benfica) mas, longe dos problemas sociais e do caos urbanístico.


Esta visão idílica do Seixal é, afinal, o que sempre se procurou na “outra margem”. A “outra margem” como destino turístico foi efectivamente uma realidade antes do “turismo” se chamar turismo. E agora, que de novo se pretende atrair classes mais abastadas para este concelho é interessante que volte a surgir a tentação de o transformar em lugar pitoresco camuflando, deliberadamente, tudo o que o crescimento em “mancha de óleo” lhe trouxe de negativo nas últimas décadas.

Sobre este Seixal virtual pode ler tudo aqui. Para mais informações sobre "este" Seixal o promotor dá como garantia o site oficial da cms (não admira).


4 comentários:

Filipe de Arede Nunes disse...

A minha alma está parva. Eu chamo a isto publicidade enganosa...
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Paulo Edson Cunha disse...

HKT, este post, esta publicidade aqui demosntrada e o seu comentário deviam ir para os anais dos blogues.
Pena é não haver mais gente a ler isto.
Mantenho os parabéns pelo blogue e reforço-os com este post

Anónimo disse...

ASSEMBLEIA DO CIDADÃO

!HOJE! JSD DISCUTE ACESSIBILIDADS NO SEIXAL.

ASSEMBLEIA ABERTA A TODA A POPULAÇÃO.

SEJA UM CIDADÃO ACTIVO,PARTICIPE!

ÁS 21:00 NO AUDITORIO DA JUNTA DE FREGUESIA DA AMORA (QUARTA FEIRA)

www.juventudeseixal.blogspot.com

(com a presença de autarcas do concelho e com o deputado Luís Rodrigues)

Bluegrowth disse...

Do abandono segue-se a destruição, dando esta lugar à Ode ao Pato Bravo, na sua demanda pela betonização daquele que é, cada vez mais, um deprimido, sombrio e empobrecido dormitório de Lisboa.

Mas também a histórias e as nossas memórias têm estado ao abandono.

Ainda sobre a demolição do estaleiro da Quinta da Fidalga, por favor, visitem: Blogue - Baía do Seixal