domingo, 9 de novembro de 2008

Antes e depois...

Isaiah Oggins, era um americano, que se tornou espião do N.K.V.D. (a polícia de Estaline). Vitima do paranóico regime estalinista foi preso em 1939, condenado a 8 anos no gulag e, finalmente, foi executado extra-judicialmente, por injecção letal (pensando receber tratamento médico) a poucas horas da prometida libertação, em 1947.
O NYT, conta a história possível, de um homem que acreditou num sonho e cuja vida terminou em pesadelo.

4 comentários:

Anónimo disse...

É o que acontece aos que se infiltram nos partidos a soldo dos partidos adversarios . Secções do PS no Seixal são "mais do que as mães" alguns até fazem parte da mesa da federação distrital de setubal e sentam-se ao lado de governantes o que lhes deve dar ainda mais vantagens no seu verdadeiro partido (comunista)

Anónimo disse...

É complexa a forma como ainda hoje o pcp funciona tendo controleiros para os seus militantes e eleitos , controleiros para os seus opositores em outros partidos e organizações e controleiros dos seus controleiros .o clima é de medo e panico quando as coisas não correm bem .

hkt disse...

Aprecio a liberdade mas, aprecio também o rigor e a possibilidade de documentar o maior número de afirmações.
Ora, em abono da verdade, e sobretudo em resposta ao 1º anónimo, nada permite afirmar que Oggins não aderiu sinceramente aos ideais socialistas ou, que em algum momento os tenha atraiçoado ou, que fosse um agente infiltrado (como se pode deduzir das suas palavras). Aliás, se ler o NYT verificará que são essas e outras perguntas que o filho gostaria de ver respondidas. O facto dos arquivos do NKVD não serem, ainda hoje acessíveis, não permite saber com maior profundidade o que terá acontecido de facto.

Anónimo disse...

A questão é que a falta de documentação é a regra ,mas os arquivos novos e antigos do PCP têm toda a informação . Por outro lado a prática também ajuda .