quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Uma recessão anunciada

Depois do que se tem passado nos últimos meses, a entrada oficial da Alemanha para o grupo dos países em recessão era algo que já se adivinhava. Os indicadores económicos não deixavam margem para grandes dúvidas e, se alguma surpresa existe ela reside no facto de os números serem ainda mais sombrios do que se esperava. Apesar,dos alemães continuarem a consumir a bom ritmo, o sector das exportações sofreu uma forte quebra que está a empurrar a economia para baixo.

A OCDE, afirma mesmo que todo o mundo industrializado em geral e, a zona euro, em particular, estão em risco de recessão. França, Inglaterra, Alemanha confirmam as piores expectativas para a Europa. e um tempo de recuperação mais lento do que o inicialmente previsto.

Neste nosso jardim, à beira-mar plantado, continuamos a tentar ignorar os sinais que se adivinham e a negar as evidências que se acumulam sob a forma de encerramentos de empresas, despedimentos... tudo isto, abafado pelos sound bites dos ministeriais anúncios de apoios cujo real impacto na economia está longe de ser pacífico.

2 comentários:

Augusto Gomes disse...

Então Potugal não está em recessão????

"Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A recessão é um período em que ocorre um grande declínio na taxa de crescimento econômico de uma determinada região ou país. Resulta na diminuição da produção e do trabalho, dos salários e dos benefícios das empresas. Do ponto de vista dos empresários, recessão significa restringir as importações, produzir menos e aumentar a capacidade ociosa. Para o consumidor, significa restrição de crédito, juros altos e desestímulo para compras. Para o trabalhador, baixos salários e desemprego.

Tecnicamente, para que a economia de um país entre em recessão, são necessários dois trimestres consecutivos de queda no PIB. Se o PIB crescer pouco, pode-se falar até de estagnação econômica, mas não de recessão.

A recessão é menos severa que a depressão, porém é formada por uma redução expressiva das atividades comerciais e industriais.


[editar] Depressão econômica
Uma depressão econômica consiste num longo período caracterizado por desemprego elevado, baixos níveis de produção e investimento, reduzida confiança empresarial, descida de preços e numerosas falências de empresas."

Anónimo disse...

" Estimativa Rápida do Produto Interno Bruto (PIB) aponta para um crescimento de 0,7% em volume no 3º trimestre de 2008 face ao período homólogo, a mesma taxa verificada no trimestre anterior. O PIB no 3º trimestre de 2008 terá registado uma variação nula face ao trimestre precedente "
Fonte INE