sábado, 13 de junho de 2009

A encruzilhada

O Supremo Líder da Revolução Islamica, Ayatollah Seyyed Ali Khamenei, veio felicitar Mahmoud Ahmadinejad pela sua vitória nas eleições presidenciais mas, a oposição clama igualmente vitória. "Manipulação" é a palavra que usam para classificar os resultados eleitorais. Por isso, cenas como as de sábado na ruas de Tearão não são para estranhar.
Uns e outros reclamando para si a vitória, ânimos exaltados ... Os relatos contam que em algumas áreas a polícia de choque foi rechaçada pelos manifestantes mas, existem igualmente informações segundo as quais Mousavi (o mais votado dos opositores) foi detido.
Enquanto, nas áreas urbanas uns pretendem a liberdade (dentro dos limites impostos pelo Supremo Líder) outros pretendem manter tudo como está.
Uma clivagem perigosa entre os diversos sectores da sociedade. Em Shadr-eRey, a sul de Tearão, um dos eleitores disse que as jovens apoiantes de Moussavi, tinham dançado nas ruas, sem os seus lenços e acrescentou: " Votarei por Ahmadinejad, porque se Mousavi ganhar, elas dançarão nuas na próxima semana".



O que fica bem patente destas imagens é a paixão e, o descontentamento que este processo provocou em largos sectores da sociedade iraniana. Mais uma vez, as novas tecnologias estão a desempenhar um papel crucial pois, enquanto os jornalistas estrangeiros são activamente impedidos de reportar os acontecimentos, os cidadãos-jornalistas enviam imagens que alimentam as agências internacionais e mantém a questão iraniana na "berra". A vitória de Ahmadinejad sobre o moderado Moussavi tem impacto na política internacional (não augurando nada de bom para a paz no Médio Oriente) mas, para os cidadãos comuns o impacto é mais imediato.

Sem comentários: