segunda-feira, 29 de junho de 2009

Presidentes para sempre

Na América Latina os presidentes eleitos, da esquerda à direita, vêm para ficar ,mesmo que para isso tenham que mudar as regras do jogo político. Venezuela, Colombia, Honduras três países, três orientações políticas diferentes a mesma vontade de transformar um mandato transitório em algo mais ... duradouro.
Carlos Menem (Argentina) foi o precursor deste movimento. Não contente o limite de mandatos imposto pela constituição alterou-a e, assim, manteve-se no poder entre 1989 a 1999. Outros lhe seguiram o exemplo, Alberto Fujimori, no Perú; Hugo Chávez, na Venezuela; Daniel Ortega, na Nicaragua...e até Fernando Henriques Cardoso todos almejaram forçar os limites do constitucionalmente estabelecido.
Também no caso honduranho, o presidente, Manuel Zelaya, pensou poder cavalgar livremente os ventos da popularidade para se perpétuar no poder. Aparentemente tribunais e exército cortaram cerce essa tentativa. Mas, como se vê na imagem, contra ventos e marés, os seus apoiantes teimaram em prosseguir com o referendum na data marcada (ontem).

Sem comentários: