terça-feira, 2 de junho de 2009

O labirinto do candidato

"O que significa a escolha de Vital Moreira? A vontade e ambição do PS de se abrir ao exterior e ter consigo os melhores e os mais qualificados da vida política, intelectual e universitária de Portugal", destacou em Lisboa o secretário-geral do PS, José Sócrates(...).
[e acrescentou:]
"Não quisemos um aparelhista do partido. Quisemos um universitário, um homem da cultura, um político com ideias e provas dadas ao serviço do país", salientou o líder socialista (...)
Sócrates afirmou que "o que o país não precisa é da política do recado, do remoque, do pessimismo, do bota-abaixismo, da crítica fácil", mas antes de "políticos que dizem o que é preciso fazer, o que é possível fazer, e o que está ao seu alcance fazer". in, Público
Donde só posso concluir que este candidato não está a cumprir nenhum dos objectivos a que foi proposto. Nem sequer, está à altura da elevação do debate que se esperaria de um "universitário". As polémicas, as gaffes e os ataques à direita e à esquerda sucedem-se numa escalada insana que o tem isolado progressivamente dentro do seu labirinto rosa.
Este candidato, com o seu arzinho inofensivo de "avô cantigas", tem conseguido hostilizar tudo e todos num crescendo de crispação. Onde está o prometido político capaz de "dizer o que é preciso fazer"? Onde está a política "pela positiva" e contra o "bota-baixismo"? Onde estão as propostas para a Europa?
Se alguma coisa tem distinguido este candidato é, a forma trauliteira como tem distribuído recados, remoques e críticas ... criticas que poderão sair muito muito caras ao PS. E se o candidato, estivesse a preparar terreno para uma eventual sucessão ? Parece-me claro, que a obsessão de Vital Moreira pelo "banco do PSD" (para usar as palavras do candidato) poderá sair muito cara a José Sócrates, mesmo que o pior cenário não se confirme. Isto é, mesmo que apenas se confirmem as ligações de Sócrates ao caso Freeport, por via familiar.

____
"...Vital Moreira descredibilizado..."
"...Correia de Campos e Edite Estrela dançam..."

Sem comentários: