segunda-feira, 15 de junho de 2009

Irão: a revolução verde



São impressinantes as imagens que chegam de Tearão via youtube. Mais uma vez o jornalismo dos cidadãos põe uma ditadura às voltas com a informação. Não admira que, agora, o acesso à internet e a utilização de telemóveis (inconvenientes câmaras) tenha sido bloqueado. A teocracia iraniana, receosa da mudança, ter-se-à permitido falsificar o resultado das eleições. O facto de muitos delegados terem sido impedidos de fiscalizar o acto eleitoral, a rapidez do anúncio dos resultados e a vitória folgada de Ahmadinejad justificam as dúvidas sobre os verdadeiros resultados das eleições presidenciais iranianas.
Entretanto, o regime ameaça tratar os protestos como sedição e, o Líder Supremo procura uma saída airosa "pelas vias legais" mas, embora a resposta às reclamações apresentadas(por Moussavi e por outro candidato) esteja marcada para os próximos sete a dez dias é, bom que nos lembremos que o responsável do Conselho dos Guardiões (que também tem o poder de veto sobre os candidatos no período pré-eleitoral), Ayatollah Ahmad Jannati, é um apoiante de Ahmadinejad...
Apesar de todos os protestos não parece provável uma cedência dos ayatollahs. A ironia é que Moussavi se tenha tornado, 20 anos depois, num líder moderado capaz de trazer esperança de modernidade à tirania que ajudou a instalar.

Sem comentários: