sexta-feira, 11 de abril de 2008

Dimensão das turmas e estatísticas


Os professores ingleses estão em pé-de-guerra com o governo por causa do tamanho das turmas: pretendem que o máximo legal de alunos por turma seja de 20. Pelo contrário, o governo sustenta que podem existir turmas grandes (por vezes de 70 alunos). Mas, …
O reduzido número de alunos por turma é um dos motivos que leva os pais ingleses a escolher o ensino privado. De resto, foi até esta popularidade que levou os Trabalhistas a anunciar a diminuição dos alunos por turma em 1997. No ensino primário (entre os 5 e os 7 anos) o máximo de alunos/turma legal é de 30 (podendo haver excepções devidamente justificadas).
Devemos contudo ter em atenção que embora a média de alunos por turma em Inglaterra seja superior à média da OCDE, os professores dispõem de assistentes que lhes proporcionam um maior apoio. Neste momento, existem 163 000 assistentes nas escolas inglesas. Além destes profissionais, existem também técnicos de informática e de laboratório que colaboram com os professores durante as aulas. Assim, o número médio de alunos por adulto é, actualmente, de 12.4% (há dez anos era de 1/18) nas escolas básicas.
Estudos elaborados pelo Professor Dylan Williams sugerem que este ensino assessorado se torna mais rentável em termos pedagógicos e representa uma assinalável redução de custos. Os mesmos estudos sugerem que as crianças mais pequenas tiram maior partido da escola se integrados em grupos menores de 15 alunos.
Nas turmas maiores (até 70 alunos) existe um professor e vários assistentes que com ele colaboram permitindo um ensino personalizado. Este tipo de turma alargada não serve para todas as áreas e disciplinas, antes parece ser mais útil no enriquecimento curricular tanto mais que as novas tecnologias parecem estar a trazer novas possibilidades, designadamente o ensino à distância.
Esta discussão em torno das turmas inglesas leva à simples conclusão de que nem tudo o que parece, é. A média de alunos por turma na Inglaterra é de 26, acima da média portuguesa (22.5) mas, com uma diferença importante, é que lá a média dos alunos é de apenas 12.4 por cada adulto, e isto, faz a diferença...

____________________
Desconheço qual o ratio de alunos por adulto em Portugal mas, todos sabemos que na maior parte dos casos é um professor, uma turma.

Sem comentários: