sábado, 12 de abril de 2008

O Impacto Devastador da FOME

“Um litro de trigo por um denário, e três litros de cevada por um denário; e não faças dano ao azeite de oliveira e ao vinho.”
(Apocalipse 6:5,6)
A subida do preço dos cereais provoca uma situação de urgência nos países mais pobres. A factura das importações cerealíferas vai aumentar em 58% em 2008, depois de uma alta de preços na ordem dos 37% em 2007. Mas, para os países mais pobres, em África, a factura poderá aumentar até aos 74%!
A FAO prevê que a inflação dos produtos alimentares tenha “um impacto devastador na segurança de numerosos povos e sobre os Direitos Humanos.”
Motim no Haiti

Na União Europeia, as despesas com a alimentação representam, em média, 12,9% do orçamento familiar, em Portugal, 18%, nos EUA, 16%. Mas, em países como a Nigéria (73%), Vietname (65%), Indonésia (50%) as famílias encontram-se no limite. “Em países onde a alimentação representa ¾ do consumo, não há margem para a sobrevivência” quem o diz é, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick que alertou para o facto de 33 países estarem em elevado risco de conflituosidade social devido ao aumento dos preços da alimentação.

A subida dos preços deve-se, parcialmente, ao aumento da produção de bio-combustíveis, ao crescimento das classes médias na Índia e na China e, às alterações climáticas:
· os países ricos incentivaram a produção e a utilização de biocombustíveis para procurar diminuir a emissão de gases para a atmosfera mas, geraram uma crise alimentar porque ocuparam os terrenos consagrados à produção de cereais para consumo humano;
· a melhoria da qualidade de vida na China e na Índia, e o crescimento das suas classes médias, levou à crescente procura de proteínas animais que, por sua vez, requerem o consumo de grandes quantidades de cereais;
· as alterações climáticas levaram a uma sucessão de maus anos agrícolas em algumas regiões do mundo.

Não é, pois, provável uma rápida descida dos preços já que as reservas estão no ponto mais baixo desde 1982, por isso é ainda mais urgente encontrar formas de superar esta crise criada, em parte, pelas políticas dos países desenvolvidos.
_________________________
Crop Prospects and Food Situation
Le Monde Diplomatique (em português)

1 comentário:

Bluegrowth disse...

Parte da responsabilidade na subida do preço dos cereais está a produção do biodiesel. Com o pretexto de ser ecológicamente mais benefico, o aumento da produção deste combustível tem levado a uma crescente procura de cereais, nomeadamente o milho. O resto é um comportamento normal do mercado... quanto maior é a procura...