terça-feira, 1 de abril de 2008

Trabalho Infantil na China


Crianças chinesas estão a produzir a merchandising dos Jogos Olímpicos (ver documentário da BBC). Crianças de 12 anos, trabalhando 13 horas por dia, sete dias por semana, por menos de 30 cêntimos por hora produzem t-shirts e bonés com os símbolos do Jogos Olímpicos.

O trabalho infantil na China é proibido por lei mas, o próprio governo aproveita os “buracos” legislativos através dos programas das escolas que permitem usar o trabalho infantil.
As escolas em zonas pobres são encorajadas a encontrar actividades geradoras de riqueza para fazer frente aos problemas orçamentais. De acordo com as Estatísticas Oficiais do Ministério da Educação chinês, mais de 400 000 escolas, com alunos entre os 12 e 16 anos, têm projectos agrícolas ou manufacturas. Nos últimos anos foram documentados alguns casos de abuso destes programas “educativos” que obrigam as crianças e jovens a horários desumanos, sem condições de higiene e segurança por salários irrisórios. Em 2004, os projectos do “Trabalho e Estudo” geraram o equivalente a 1.25 bilião de dólares!
Um dos factores que tem favorecido a exploreação do trabalho infantil na China é a censura já que as estatísticas sobre este problema estão classificadas como “segredo de estado”.
____________
Ver conclusões do relatório da Human Rights Watch

3 comentários:

David R. Oliveira disse...

Ora então para quem não saiba isso é a praxis, o modo de produção comunista que não é selvagem. "Selvagem"! é o capitalismo. Pois que viva o capitalismo (selvagem).
David Oliveira

Anónimo disse...

Como contribuinte sugiro o seguinte intercâmbio com a China: nós mandamos para lá os nossos alunos/artistas com filmes no youtube, e os chineses mandam para cá os alunos deles. Matamos dois coelhos duma só cajadada: reeducamos os nossos e damos abrigo aos deles.

Ponto Verde disse...

O mundo ocidental, todo o mundo está a ser conivente com esta situacão. O Camarada Jerónimo acha que é má vontade ...valente hipocrisia!
Estamos a alimentar um monstro que um dia , muito próximo nos vai engolir!