sábado, 18 de julho de 2009

Os tentáculos do vizinho



Esta sexta-feira ficou marcada pelo recrudescer dos protestos nas ruas de Tearão. Ali Akbar Hashemi Rafsanjan, um dos líderes religiosos mais proeminentes e ex-presidente do país, desafiou as autoridades islâmicas ao proclamar alto e bom som a "crise" política e ao exigir a libertação de todos os presos políticos.
Nas ruas de Tearão juntaram-se, depois, dezenas de milhares de manifestantes gritando "Morte ao ditador" e "Abaixo a Rússia", tal como documentam as imagens. À primeira vista poderíamos considerar incompreensível esta "palavra de ordem mas...
A sanha contra os russos deriva do facto do presidente Ahmadinejad se ter rodeado de conselheiros russos que são considerados os responsáveis pela situação de crise política que o Irão vive . A somar a isto o reconhecimento dos resultados eleitorais pela Rússia, tudo boas razões para o crescendo de impopularidade deste país. E como se estas razões não bastassem, o recente homícidio, na Alemanha (Dresden), de uma egipcia grávida, por um neo-nazi russo (o Partido Neo-nazi Russo, tal como outros partidos semelhantes apoiou, expressamente a vitória de Ahmadinejad) veio galvanizar ainda mais a multidão contra o "grande vizinho".

1 comentário:

hkt disse...

Esclarecimento ao anónimo que deixou este comentário:

"Por cá, o salário bruto de um docente passa dos 97,3% do Produto Interno Bruto (PIB) per capita no início da carreira para os 282,5% quando esta chega ao fim, um valor superior ao verificado na Alemanha - passa de 108,9% para 209,1%. É por isto que não querem ser avaliados."

Esta é obviamente uma opinião,que não partilho mas, respeito. Por isso a publico.
Agora, não posso pactuar com a linguagem imprópria que utiliza no final da sua mensagem a propósito de um outro blog e que me reservei o direito de não publicar.