domingo, 5 de julho de 2009

Pedagogias

Livros para crianças. Belas histórias de Princesas ternurentas e rapazes traquinas lançados em mundos de aventuras destinadas a acabar da melhor maneira. Livros que convertem o mais feroz dos animais no melhor amigo. Livros que transformam o "monstro" em princípe. Sendo certo que os bons são recompensados abundantemente e, dos maus não reza a história (pelo menos desde o século XIX quando alguns dos horríveis e tradicionais castigos foram considerados "politicamennte incorrectos").
Mas nem todos os livros infantis são assim. Na Rússia até, pelo menos, aos anos 90, publicaram-se livros destinados aos "meninos mal comportados". Livros cuja mensagem era concebida para fazer pensar duas vezes os mais traquinas de entre a rapaziada.
O livro cujas imagens publico chama-se "Miúdo". Neste livro infantil, não se cansa da primeira à última página de ameaçar o "miúdo": se não obedece à mãe arrisca-se a cair num buraco; se desobedece ao pai, o enorme gato preto arranhará o irmão; se brinca durante a refeição, a enorme aranha negra virá ... ; se gosta de brigar com aos amigos então, será mordido pelas serpentes... e outras tolices semelhantes.
Não é certo o efeito de tais livros nas mentes infantis, o que me parece certo é que houve alguém que mandou imprimir 200 000 exemplares por achar que se venderiam...

Sem comentários: