terça-feira, 17 de junho de 2008

Africanização da Península Ibérica

:A água sem a qual não existiria vida, sem a qual não existirá vida. Recurso cada vez mais escasso, cada vez mais precioso. Sustentabilidade e inovação são duas palavras chave para a preservação deste recurso numa das regiões mais ameaçadas pelo fenómeno do aquecimento global: a Península Ibérica.

Em Espanha os campos luxuriantes, e os campos de golfe são enganadores. Não existe abundância de água, antes pelo contrário.

No sul de Espanha, a crise da água foi acelerada pelos agricultores. Culturas como os legumes precisam de muita água. A água é claramente insuficiente. Os poços (na sua maioria ilegais) secaram. A água vende-se agora no mercado negro e importa-se de França. A água que se tornou ainda mais rara, à medida, que também a norte se fazem sentir os efeitos da seca.

A falta de água levou mesmo à prisão de responsáveis que permitiram a construção de edifícios em locais onde não havia água

As guerras do passado eram sobre a terra, as do presente sobre o petróleo as do futuro travar-se-ão pela água (de facto, isso já acontece).

2 comentários:

David R. Oliveira disse...

Já precebi! por isso é que o governo quer ter, em 2010, 100 campos de golfe... são em relva sintética?
David Oliveira

Ponto Verde disse...

Dizem relatórios recentes que Portugal tem 70% do seu território em risco de desertificação , uma solução ?

- UM BUZINÃO !