segunda-feira, 12 de maio de 2008

Barco quinhentista descoberto na Namíbia

Moedas de ouro, de 10 cruzados, D. João III

Foi descoberto, no mês passado, ao largo da Namíbia um navio, presumivelmente, português da época dos descobrimentos tratando-se da maior descoberta sub-aquática (arqueológica) do sul da África.

Esta descoberta feita pela De Beers, no âmbito da pesquisa submarina de diamantes está a emocionar todos os que se interessam por arqueologia submarina. É que, para além, das muitas moedas de prata e ouro (aquelas que se encontram na figura) existem igualmente outras preciosidades como instrumentos náuticos (entre os quais dois astrolábios maravilhosamente conservados) e, a possibilidade de aprender mais sobre os próprios barcos da carreira da Índia.

As primeiras notícias referem que se trataria da caravela de Bartolomeu Dias (perdida durante a viagem de 1500 sob o comando de Pedro Alvares Cabral) mas, estas moedas foram identificadas por um especialista como posteriores a 1525, pelo que essa hipótese não passará disso mesmo...

Trata-se de uma descoberta que tem merecido atenções por todo o mundo. A prová-lo estão os artigos que lhe foram consagrados pelo Bloomberg, CNN, The Times e também no Diário de Notícias. A descoberta está igualmente a ser acompanhada pelas autoridades portuguesas segundo refere o Namibian News, de 12 de Maio.
_______
Actualização [29 de Setembro 2008]: Barco quinhentista descoberto na Namíbia [2]

Sem comentários: