O jornal, Der Spiegel publica um interessante artigo sobre os contactos europeus das FARC – o grupo guerrilheiro colombiano que se notabilizou por efectuar ataques bombistas e por manter em cativeiro algums centenas de prisioneiros – entre os quais Ingrid Bettancourt - e que tem feito da indústria do rapto e do narcotráfico (saber mais) as suas fontes de receita.
De acordo com esta notícia o comandante Raul Reyes, morto em Março passado, na fronteira com o Equador, teria consigo um computador cuja análise se tem revelado muito interessante: com base nesses dados a Colombia acusou já a Venezuela financiar a guerrilha, e prepara-se para acusar alguns polítios e jornalistas venezuelanos e equatorianos por manterem ligações às FARC. Agora, é o relacionamento com a esquerda alemã que está em causa. Os dados indicam que o filho de Raul Reyes, Ariel Robespierre Devia aliás, “Roberto”, esteve em Berlim em 2005 tendo-se encontrado nessa altura com o representantes do Partido Comunista Alemão e comWolfgang Gehrcke, membro do PDS (Partido doSocialismo Democrático, o herdeiro do antigo partido comunista da RDA). Os e-mails trocados com Gehrcke indicam que o PDS poderia apoiar uma iniciativa que retirasse as FARC da lista de organizações terroristas na União Europeia (circulou um documento nesse sentido em 2007 no parlamento europeu).
Não posso deixar de reflectir, mais uma vez, sobre a presença assídua das FARC na festa do Avante, e sobre o documento assinado pelo PCP e publicado no seu site nas vésperas da Cimeira de Lima (não encontrei versão portuguesa do mesmo) no qual se afirma sobre a União Europeia:
"The objectives of the European Union have nothing to do with combating poverty and social inequalities, or with promoting the environment – benevolent policies as they claim. It seeks to open up the economies of these countries to exploitation, demanding the privatisation of state industries and natural resources, even water, for the benefit of the monopoly capital. It is an illusion to see it as a counterweight to the United States, in favour of the peoples: on the contrary, it has the same imperialist and neo-colonial goals"[...]...e sobre as FARC:
“We demand that FARC-EP and ELN be recognised as combatants and immediately removed from the EU list of "terrorist organisations"; this list itself should be abolished as an obstacle to the peaceful resolution of conflicts;” ...
Desta forma mais uma vez o PCP - e demais partidos comunistas - pretende branquear a realidade da guerrilha atribuindo-lhe "boas intenções" e esquecendo que de "boas intenções está o inferno cheio". Mas pelo que se vê estas vindas à "Festa" poderão ter permitido não só a presença de elementos da guerrilha como as actividades de lobby ...
Sobre o mito das FARC no PCP
Sobre a história da violência na Colômbia
Foi anunciado ontem que Manuel Marulanda Vélez 'Tirofijo', o comandante das FARC morreu. Veja a notícia no El Tiempo (Colômbia).
Sem comentários:
Enviar um comentário