sábado, 17 de maio de 2008

Epidemia de extinções

Há um número sem precedentes de espécies em vias de extinção. As actividades humanas tiveram um impacto tremendo na biodiversidade. Estima-se que o ritmo a que as espécies se estão a extinguir seja 10 000 vezes superior ao normal:alterações climáticas, poluição, destruição de habitats, introdução de espécies “importadas”, exploração de determinadas espécies.

Os impactos de uma redução da biodiversidade são muito grandes. Todos ficaremos a perder: menos substâncias a partir das quais fabricar medicamentos; maior vulnerabilidade às catástrofes naturais; aumento do impacto do aquecimento global…

Na Europa industrializada e urbanizada grande parte da biodiversidade já se perdeu mas, continuamos a não proteger e a destruir os poucos ecossistemas inalterados que ainda nos restam, hipotecando o futuro em nome de um presente rentável.


Em Portugal, a situação é particularmente preocupante no litoral onde se concentra a maior parte da população. A pressão demográfica, as obras públicas as industrias poluentes têm contribuídos para o desaparecimento de muitas espécies animais e vegetais. O mais preocupante é que apesar do discurso ecologicamente correcto se prossegue a bom ritmo a destruição da paisagem e dos ecossistemas. E se algum exemplo fosse necessário poderíamos sempre lembrar o que está a acontecer na Verdizela ....


Sem comentários: