domingo, 11 de maio de 2008

A "Árdua Marcha" da Fome na Coreia do Norte

Os Norte Coreanos estão a morrer à fome devido à falta de abastecimento nas regiões rurais e à escassez generalizada de cereais e outros alimentos.

A situação já não é nova mas, agravou-se, este ano podendo mesmo estender-se às cidades onde deixaram de ser distribuídos senhas de racionamento. A situação é pelo menos tão grave como em meados dos anos 90, altura em que terão morrido de fome cerca de dois milhões de pessoas. Desde os anos 90 que a Coreia do Norte precisa de auxílio para alimentar os seus 23 milhões de habitantes. O Programa Alimentar Mundial, estima em seis milhões e meio o número de pessoas que serão afectadas por mais esta profunda crise alimentar.

A crise alimentar do país agravou-se este ano devido a um mau ano agrícola e às cheias. Também aqui as organizações internacionais se debatem com a teimosia criminosa das autoridades que recusam aceitar ajuda internacional por motivos políticos.

De salientar que, no passado dezenas de milhares de pessoas procuraram escapar à morte pela fome atravessando a fronteira fluvial com a China arriscando-se ao afogamento ou à repatriação pelas autoridades chinesas que em ano de Olimpíadas não querem mais problemas (há notícia da execução de 13 mulheres e dois homens por tentativa de fuga para a China, em Fevereiro). Assim, a China poderia estar disposta a ajudar mas, exige a devolução dos 1800 vagões que desapareceram em operações semelhantes…

O regime chamou à fome que assolou o país nos anos 90 de "Árdua Marcha" do povo coreano para um socialismo invencível, agora, de novo, são chamados a marchar sob o comando de Kim...

Ver The Economist

1 comentário:

Anónimo disse...

O nosso partido Comunista ainda diz que a Coreia do Norte não é uma ditadura. Realmente é preciso estarem cegos, surdos em mudos para perceberem que aquilo é uma ditadura feroz e é a primeira dinastia comunista (passa de pais para filhos) do mundo, não repugnará isso ao PCP (uma monarquia comunista) eles que se dizem republicanos????