terça-feira, 28 de abril de 2009

Ciber-informação em tempos de gripe

Clique na imagem para ver mapa interactivo

A gripe suína tornou-se um dos temas mais procurados no Google. Nos últimos dias, logo que se tornaram públicas as preocupações, a blogosfera procurou respostas online para esta nova ameaça global. Esta imagem, ilustra bem a reacção dos internautas:

O papel da internet em situações de crise poderá ter aqui mais um teste. No passado, em situações análogas o boato causou muitas vítimas e estragos. Ora, a internet com tudo o que tem de bom, em matéria de partilha de conhecimento, pode ser presa fácil do alarmismo e, do boato.
***
Mas "... o facto é que existem ainda muitas interrogações sobre este vírus. Uma delas, como diz Keiji Fukuda, é por que é que está a fazer mortes no México (150) e não nos Estados Unidos ou noutros países, onde as pessoas afectadas têm uma doença moderada." in, Público

Da resposta a esta pergunta poderá depender o real perigo desta nova infecção. O ministro da Saúde mexicano tenta responder a esta pergunta, aqui.
___
Confirmam-se dois casos em Inglaterra...
... e em Portugal... não há casos de gripe mexicana em Portugal, diz a ministra...

1 comentário:

VL disse...

A minha preocupação é que,como o Mexico não é um País muito desenvolvido em matéria de saúde, tenham tomado conhecimento deste vírus demasiado tarde.