quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ciber-revoluções?

A causa directa dos protestos foi o resultado eleitoral que deu aos comunistas 50% dos votos, o que lhes permite escolher o presidente e alterar a Constituição. Ora, embora os comunistas fossem os vencedores previsíveis destas eleições, não se esperava uma vitória tão folgada, sobretudo na capital, Chisinau, o que gerou desconfiança de fraude eleitoral.
Os observadores internacionais (EU e OSCE) aceitaram os resultados embora tivessem expresso as suas preocupações relativamente à interferência das autoridades. Mas, foi nas ruas que os protestos rebentaram.
Em 2004, na Ucrânia e depois em 2006 na Bielorrussia os protestos foram alimentados pelas mensagens de telemóvel. Na Moldávia, o Twitter (tag específico), o Facebook, os blogs, e os emails foram os responsáveis pela mobilização dos jovens que encheram as ruas com os seus violentos protestos.

Na origem dos protestos, está uma profunda divisão da sociedade moldava: por um lado, os mais velhos que encontram conforto num Estado de penúria garantida, por outro , os mais jovens forçados a emigrar em busca de uma vida melhor. Alguns observadores, consideram mesmo que o problema não é entre comunistas e anti-comunistas, é um problema geracional: "avós contra netos".
A Moldávia, mantém-se um país muitissímo pobre e dependente da emigração. Ora, a crise internacional foi um rude golpe para esta juventude ansiosa de sair do seu país. Há ainda a considerar que alguns países do antigo leste (hoje, centro) europeu tiveram assinaláveis progressos mas, a Moldávia mantém-se desesperadamente pobre, por isso, muitos moldavos olham com esperança para a Europa. Ora, com a vitória dos comunistas, manterá tudo na mesma...

Agora, restará aguardar a nova contagem dos votos ou, talvez, não...
__
Le Monde;
Público

Sem comentários: