sábado, 4 de abril de 2009

Novelas à portuguesa


A novela do Freeport continua em todos os jornais. É uma novela sem fim à vista e, que todos dias tem tido novos episódios. Por vezes, chegamos mesmo a conseguir adivinhar as cenas dos próximos capítulos. Melhor ainda, temos a impressão de que o argumentista se esmerou escrevendo diversos finais possíveis. De facto, uma novela em que os protagonistas não saem dignificados (qualquer que seja o final escolhido) dadas as muitas promiscuídades que se foram tornando notórias.

Tratar-se-à de uma "campanha negra"? Há quem garanta que sim:
"Trata-se, afinal, de causar nas pessoas a impressão de que um partido - o que governa - é uma associação de malfeitores e que quem quer que contrarie essa visão só o fará pressionado pelo medo, pelo interesse ou pelas associações. E isso, sim, é uma pressão à séria. Abusiva, ilegítima, ameaçadora e antidemocrática. "
Fernanda Câncio, DN
Tal como as coisas estão, é cada vez mais uma questão de fé. Mas, será a "fé" de Fernanda Câncio surpreendente? Se ela não defendesse Sócrates, quem o defenderia? Se ela não tivesse fé, quem a teria? Nesta novela da vida real é, curiosamente, a dama que sai em defesa do cavalheiro em apuros, em mais um episódio, em que a vida pública, a vida profissional e a intimidade se misturam perigosamente.

Sem comentários: