terça-feira, 7 de abril de 2009

Informação e Poder


Em 2006, Steven Colbert, fez na Casa Branca um discurso profundamente irónico sobre a administração Bush e a forma como esta encarava o papel dos jornalistas. Neste discurso, Colbert no papel de um conservador, dirige-se aos jornalistas:
"Escutem, estas são as regras do jogo, é assim que tudo se passa: o presidente toma as decisões ... É ele que decide, OK? ... O seu porta-voz anuncia essas decisões, e vocês, pessoal da informação, vós escreveis no vosso computador: Decisão - Comunicado - Redacção ... Passem tudo pelo corrector ortográfico depois, ide para casa! Fiquem com a vossa família! Façam amor com a vossa mulher! Comecem a escrever aquele livro que têm na cabeça há tanto tempo... sabem ... aquela história do repórter intrépido que tem a coragem de enfrentar o governo ... uma ficção!"
Infelizmente, esta comédia era tão válida para a América de Bush, como o está a ser para o Portugal de Sócrates. Infelizmente, não consigo imaginar ninguém em Portugal a fazer este indigesto discurso "nas barbas" de um Sócrates de sorriso amarelado.
___________
Em outros países, este discurso seria um passaporte para um vasto conjunto de atribulações. Na América, não consta que Colbert tivesse nenhum processo ... como seria em Portugal?

Sem comentários: