segunda-feira, 13 de abril de 2009

Brigadas da Moralidade



Interessante ver o divórcio entre as palavras e a forma brutal (estúpida?) como a lei é cumprida pelas chamadas Brigadas da Moralidade, encarregues de zelar pelos bons costumes dos cidadãos e, claramente, um homem de cabelos compridos não é um "bom costume".
A voz que se ouve em fundo é a de Ahmadinejad, antes de ser eleito, presidente da República Islâmica do Irão:

" O cabelo dos nossos filhos é um assunto de Estado? Os nossos filhos gostam de usar o cabelos de diferentes maneiras, de que modo isso me afecta a mim, ou si? Nós deveríamos preocupar-nos com os problemas fundamentais do nosso país. Quero dizer que o governo deveria melhorar as condições económicas, estabilizar a situação do país, promover a segurança psicológica, ajudar as pessoas. O nosso povo tem diferentes gostos, tradições, estilos, étnias. O governo tem de servir todos. Porque humilhamos as pessoas? Nós humilhamos as pessoas como se o nosso maior problema fosse o estilo de cabelo dos jovens e, o governo não pode permitir isso. Não! Isto é apropriado para o governo? É justo para as pessoas?Isto é um insulto para o nosso povo. Porque desprezamos o povo? O nosso maior problema é que as raparigas usem esta ou aquela roupa? As pessoas têm diferentes gostos."
_______
Ver arquivo sobre o Paternalismo, a actuação da Polícia de Costumes, e os "queridos ingénuos" ocidentais... ou se preferir, Irão.
______
A teocracia iraniana não tem o exclusivo da preocupação com a imagem. No Algarve há quem se preocupe com o decote, as jeans ou a cor lingerie...

Sem comentários: