quinta-feira, 9 de abril de 2009

Notícias de Tbilisi


Nos últimos dias milhares de cartazes invadiram as ruas da capital georgiana. São cartazes da oposição ao presidente Mikheil Saakashvili e convidavam à participação numa manifestação que deveria ocorrer hoje, 9 de Abril, Dia da Unidade Nacional (em 8 de Abril1989, confrontos entre manifestantes pela independência da Geoórgia e tropas especiais russas levaram à morte de 20 manifestantes e fizeram centenas de feridos).
Alguns dos muito satíricos cartazes acusavam Saakashvili pelo resultado desastroso do conflito com a Rússia, em Agosto passado, e perguntavam simplesmente: "Porquê?". Outras mensagens, como esta, procuram parodiá-lo.
Esta manifestação que pretende pedir a demissão do presidente foi encarada com extrema preocupação pelas autoridades que terão detido dezenas de activistas durante a noite (ao que parece porque se juntaram no exterior do restaurante onde Saakashvili jantava para gritarem palavras de ordem) e que reforçaram a segurança nos edíficios governamentais e no parlamento.

A instabilidade, em diversos países da ex-URSS, poderá pôr à prova o relacionamento entre Obama e Medvedev (ou, deverei dizer Putin?) ...

Sem comentários: