segunda-feira, 20 de abril de 2009

Depressa e bem não faz ninguém

"A proposta sobre sigilo bancário apresentada pelo Bloco de Esquerda (BE) e viabilizada na generalidade pelo Partido Socialista (PS) na semana passada no Parlamento, tal como está, vai levar a que apenas os contribuintes individuais tenham as suas contas bancárias sob escrutínio do fisco. As empresas, pelo contrário, ficarão com um regime que as protege mais do que a lei actual, não podendo a Direcção-geral dos Impostos (DGCI) aceder às suas contas sem a autorização de um tribunal." in Público

Estas medidas, para além de deixarem os cidadãos mais desprotegidos perante a máquina administrativa não evitam nada daquilo a que se propõem: a corrupção, enriquecimento ilícito (nesta novi-língua a que o politicamente correcto obriga). Sim, em bom português, o que é o "enriquecimento ilícito"? Adiante. Os paraísos fiscais continuarão a existir e, o colchão será sempre um último recurso, tudo isto, nas barbas de uma legislação feita para aumentar as atribulações dos cidadãos cumpridores porque, como já se viu ,as empresas e os outros ficaram de fora.

A pressão da opinião pública. A pressão dos casos mediáticos. A pressão das eleições que se aproximam. Já se sabia que a pressa é inimiga da perfeição, mas isto é ridículo! E o ridículo mata.

Sem comentários: