terça-feira, 20 de maio de 2008

Estatísticas, um mundo de sombras

“As estatísticas eram tão fantásticas na versão original como na rectificada. Com efeito, era função do pessoal inventar estatísticas, tirando-as de si próprio. Por exemplo, o cálculo do Ministério da Fartura [Economia] prevendo a produção trimestral de calçado num total de 145 milhões de pares. A produção real, dizia-se, fora de 62 milhões. […] Com toda a probabilidade não tinham fabricado calçado algum. Ou, mais certo ainda, ninguém fazia a menor ideia de quanto calçado tinha sido produzido; nem ninguém se importava. […] Tudo se misturava e confundia num mundo de sombras no qual, por fim, até a data do ano se tornava incerta.”

Orwell, 1984


"Os dados do Eurostat revelam que o investimento estrangeiro em Portugal caíu para 54% no ano passado.Uma quebra que contraria a tendência de outros países europeus.
Manuel Pinho diz, no entanto, que à excepção do sector imobiliário, o investimento está a aumentar mas o Ministro adianta que Portugal tem um longo caminho a percorrer."
Rádio Clube

Os números do nosso descontentamento, aqui.

2 comentários:

David R. Oliveira disse...

É minha amiga...Nós é que somos os burros!

Anónimo disse...

Hoje de manhã ouvi na rádio que o PIB tinha descido no primeiro trimestre porque, entre várias razões, tivemos menos 1 dia útil de trabalho do que em 2007!?.... Ao que isto chegou...
MT