sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Reacção a frio



A notícia de que a Rússia vai instalar armas de precisão próximo da fronteira com a Polónia parece ter deixado os jornais polacos muito indiferentes, para não dizer frio.s Os temas em destaque nos jornais, de hoje (como nos de ontem), são outros:
O Gazeta Wyborcza titula na sua primeira página a história das prisões da CIA em território polaco. Já o Rzeczpospolita Polska prefere destacar que os “polacos ganham mais e trabalham menos”.
Como se vê, não se intimidam por tão pouco.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mesmo a Europa Ocidental não está livre de problemas de desagregação, se se seguir o modelo de criação de estados falhados como o Kosovo, a Abecásia e a Ossétia do Sul pode-se criar uma verdadeira caixa de Pandora. Começa aqui ao lado, a Espanha como todos sabemos, é um conjunto de nações: a Catalunha, o Pais Basco e a Galiza não tèm melhores condições para serem independentes que aqueles estados fantoches? A própria Escócia e o País de Gales têm muitos melhores condições que aqueles micro-estados. As Ilhas Feróe (a tal selecção que jogou contra Portugal e têm uma língua própria) também desejam sair da Dinamarca... portanto existem várias nações a querem ser países independentes. Em França há a Córsega ilha-brço de Napoleão onde existe um movimento de libertação independentista que já colocou umas bombas em Bastia (Capital da ilha) contra interesses franceses.

Se calhar daqui os anos, os focos de instabilidade serão ainda maiores...