sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Um assunto incómodo

A Human Rigths Watch é uma ONG que marca presença em mais de 70 países. Nos últimos anos tem criticado duramente a administração Americana devido Guantanamo, a Colômbia por causa da inserção de paramilitares, a China devido ao Darfur, a Rússia pelo eventual exagero no número de vítimas em Tsinkavili e pelo ermamento das aldeias georgianas… Chegou agora a vez da Venezuela.

Foi publicado um relatório intitulado Una Década de Chávez - Intolerancia política y oportunidades perdidas de los derechos humanos en Venezuela.

Trata-se de um livro de 226 páginas sobre a gestão de Chávez desde que chegou ao poder em 1998.No seu relatório, a HRW, denuncia a falta de independência do poder judicial (a reforma do Supremo Tribunal deu a Chávez uma maioria confortável o que terá permitido tornar o Tribunal numa correia de transmissão do governo), a actuação contra os media opositores a Chávez , a ausência de eleições sindicais livres, e a “actitud de confrontación agresiva frente a los defensores de derechos humanos y las organizaciones de la sociedad civil”.

Em consequência deste relatório o governo venezuelano decidiu expulsar do país o director da HRW, por este ter violentado la Constitución y las Leyes” da Venezuela", “agrediendo a las instituciones de la democracia venezolana”. O mesmo comunicado do governo acusa ainda a HRW de se ter imiscuído nos assuntos internos da Venezuela.

Chávez estará na próxima semana em Portugal (outra vez???!) para assinar um conjunto de acordos de cooperação, não se espera que este assunto incómodo seja, sequer, aflorado...

***

Actualização: Como prometido ele aí está!... e quer mostrar que o diabo não é tão feio como o pintam...


Sem comentários: