segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Afinal, não é bem assim...


A BBC, parece que afinal os observadores da UE se recusaram a dizer que as eleições, em Angola, foram livres e justas". leia-se:
"The head of an EU observer mission has said Angola's landmark elections represent an advance for democracy but refused to call them free and fair.
Luisa Morgantini said reports by one EU observer of vote-rigging in the enclave of Cabinda would be investigated.[..]"

"I personally saw representatives of the ruling party standing not just in the polling station, but in front of the booths where people were voting." Richard Howitt, observador europeu.

Mas, nem por isso, Sócrates deixou de ficar "profundamente satisfeito"... talvez por não ter lido este relatório, da missão de observadores (em português) onde são apontados os pontos fortes e fracos do processo eleitoral.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estas eleições com o anúncio antecipado da vitória, implícito no apelo da Comissão Nacional Eleitoral angolana, fazem-me lembrar aquela anedota dos tempos antigos da URSS: Na televisão, o locutor anuncia: "As eleições de amanhã foram adiadas, porque a acta com os resultados foi roubada". Um ditadorzeco como o Sócrates deve regojizar-se com a vitória do seu companheiro, o ditadorzão Eduardo dos Santos. Ainda não me explicaram quanto é que ele aufere por cada barril de petróleo que sai de Cabinda (ainda é um dólar ou já subiu a parada com a desvalorização do dólar?). Investiguem as suas contas e depois verão porque é que o povo está na miséria. Não me sai da cabeça a remodelação completa de um avião que ele mandou fazer em Israel, nos anos 80, uma operação caríssima, para transformar um avião num palácio voador, uma operação a que nenhum líder ocidental se podia dar o luxo de fazer. Não está em causa o presidente de Angola ter um avião presidencial, mas sim os gastos pornográficos dispendidos na sua transformação. Eduardo dos Santos não transformou o seu avião presidencial por motivos de segurança, mas sim pelo luxo. Bush tem um avião, sim, caro, sobretudo por motivos de segurança. Vários líderes da Europa também têm um avião presidencial, mas nenhum deles chegou a custar, naquela época dos anos 80, 1/3 do que custou o palacete voador de Eduardo dos Santos. Isso é que brada aos céus: enquanto o povo morria de fome, Eduardo dos Santos dava-se a luxos de que nem sequer os líderes europeus dispunham. Vejam o semário "O País" da época, onde estão discriminadas as alterações introduzidas no avião, quase todas elas supérfluas. Façam uma investigação às contas pessoais do Sr. Eduardo dos Santos - se ele tiver a coragem de permitir o levantamento do segredo bancário às suas contas na Suíça e USA - e verão o que esse senhor enriqueceu à custa da miséria do povo angolano. Isso sim á comunismo à Orwell: todos os porcos são iguais, mas há uns que são mais iguais do que outros...
Andam estes lorpas a explorar o povo, que vive na miséria, e depois vêm pedir aos países europeus a anulação das dívidas...