sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Da favela para a margem sul

in, Mapa da Violência IV, Unesco, 2004

A notícia de que serão “centenas os jovens que vieram das favelas brasileiras para a Margem Sul de Lisboa e criaram o Primeiro Comando de Portugal (PCP)", não pode deixar de preocupar a (até agora relativamente pacata) sociedade portuguesa, até pelas diversas implicações ao nível da normalização do uso de armas de fogo, incremento dos acidentes rodoviários, e claro está, da taxa de mortalidade derivada de situações violentas ... aumento do sentimento de insegurança.

Este tipo de notícia tem um lado perverso indiscutível: muitos brasileiros, residentes em Portugal, procuram eles próprios um "refúgio" contra o clima de violência instalado nas grandes metrópoles do seu país e não deverão ser confundidos com os cadastrados que entram pelas malhas da emigração e do "turismo".

Ver tb., aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma vez a CM Seixal prepara-se para fechar ao trânsito a ponte da fraternidade e a marginal do lade Arrehtela e Seixal, numa manobra de mera propaganda ... indo acarretar monstruosos engarrafamentos às pessoas que não querem ir ao evento da abertura da seixaliada e promovendo a poluição... vão ao local e registem os constrangimentos de transito provocados pela nossa própria autarquia... se puderem confirmem com fotos e filmes... isto sim é um atentado à qualidade do ar que resperiamos!!