sexta-feira, 7 de março de 2008

Asas de Liberdade

:
A recente ordem do MAI para que a polícia visitasse as escolas indagando sobre a participação dos professores na manifestação marcada para Lisboa, na tarde de amanhã –sábado -, faz parte de um conjunto de “tiques ditatoriais” a que a sociedade portuguesa tem vindo a assistir nos últimos anos e que seriam ridículos se não fossem tão graves. Trata-se de usar a polícia para o trabalho “sujo” (porque impopular e vagamente intimidatório), em lugar de a ocupar na sua verdadeira missão, que é a de zelar pela segurança dos cidadãos deste país.
Se não existissem outras razões, esta chegaria, sobejamente para justificar a “guerra justa” dos professores contra uma legislação de duvidosa eficácia, imposta a destempo com consequências imprevisíveis no funcionamento das escolas e para a qualidade de aprendizagem dos alunos. Vendo o exemplo inglês, temos razões para estar preocupados.
Ao mesmo tempo, a intoxicação da opinião pública contra (certos) grupos profissionais continua. As notícias, os editoriais, os comentários, as entrevistas vão no sentido de condicionar a opinião pública isolando grupos específicos de profissionais – qualificados - para melhor poder implementar políticas (na área da Educação, da Saúde, da Defesa, da Justiça) que mais do que lesar os profissionais em causa, não representam uma mais-valia para o conjunto sociedade portuguesa. Fomenta-se, a “invejazinha” em lugar de se promover o gosto pelo trabalho bem feito e o respeito pelos bons profissionais.
Vive-se hoje, em Portugal, um clima estranho. Há fantasmas do passado que se querem agitar nos ares. Há um apelo ao unanimismo mais mentecapto.

_____________________________________
Poderemos nós acreditar estas "visitas" às Escolas foram da livre iniciativa individual de dezenas de polícias? A ordem partiu ceramente da direcção da polícia. E quem é o responsável político? Parece-me óbvio: o MAI.
_____________________________________


Atena é a deusa grega da sabedoria, da inteligência e da guerra justa.


Atena é associada à coruja da sabedoria, razão pela qual a coruja surge frequentemente a representar a profissão de professor.

Sem comentários: