quinta-feira, 27 de março de 2008

Olimpíadas da Repressão (2)

:
Hu Jia, é um activista chinês, que foi julgado recentemente em Pequim sob a acusação de "subversão". Espera-se a decisão do tribunal a qualquer momento mas, a sua condenação é, praticamente, certa. A revista Time publica as imagens duma (tentativa) de visita à esposa de Hu Jia que se encontra em prisão domiciliária.

Este video mostra o que se passou.
Aguarda-se para ver como é que as autoridades chinesas vão conseguir gerir os milhares de jornalistas que em breve chegarão a Pequim. Independentemente da questão do Tibete (e de outras) os Jogos Olímpicos poderão, como se constata, constituir um imenso desastre ao nível das relações públicas do regime chinês.
__________________
Hu Jia distinguiu-se pela sua intervenção na prevenção da SIDA, informando o público e ajudando doentes. A esposa, Zeng Jinyan, e a filha (nascida em Novembro 2007) encontram-se sob prisão domiciliária desde Dezembro.

1 comentário:

Paulo Edson Cunha disse...

Regressar de férias e consultar o seu blogue é um exercício de puro prazer e claramente pedagógico.
Desafio-a, assim como aos seus leitores a visitar a consulta pública que estou a realizar no meu blogue "A Revolta das Laranjas" relativamente a assuntos que os munícipes queiram ver discutidos na próxima Assembleia Municipal.
Esta é uma nova forma de participação popular que aqui inauguro: Já que a montanhanão não vai a Maomé, ou seja, pouca gente vai à assembleia Municipal, vai Maomé à Montanha (podem indicar os temas) que eu selecionarei os que forem pertinentes ou caibam no Período Anates da Ordem do Dia e apresento-os, pedindo explicações ao executivo.
Para quem não sabe o blogue é: http://pauloedsonc.blogspot.com/
Obrigado