segunda-feira, 3 de março de 2008

Ser Professor na Finlândia


::
"Os professores finlandeses têm um papel extremamente forte nas decisões relativas ao funcionamento da escola", afirma Välijärvi. "O inquérito (PISA) mostra que os professores finlandeses são mais responsáveis (do que a média da OCDE) pelos conteúdos leccionados, pela escolha dos livros didácticos, pela disciplina e pela gestão escolar bem como pela distribuição dos recursos".
Välijärvi afirma que o invulgarmente grande potencial dos professores finlandeses para exercer influência é um reflexo da sua formação de nível universitário e do seu elevado estatuto social.
"Os professores são a chave do grupo que pelas suas acções influência a disponibilidade dos cidadãos para aprender algo novo durante toda a sua vida", diz Hannele Niemi, Professora na Universidade de Helsínquia. "A importância atribuída aos professores e a sua influência social, na Finlândia, é elevada em comparação com outros países europeus. "Em muitos outros países da UE, a profissão de professor é equiparada com profissões técnicas, enquanto que na Finlândia está, em pé de igualdade, com os médicos e o advogados", diz Välijärvi. Ele acrescenta que o apreço pela profissão de professor é também evidente, na medida, em que é uma dos mais populares escolhas entre os jovens profissionais.

"Os professores recebem uma enorme quantidade de apoio dos pais. Muitos porém, salientam que as expectativas em casa são muitas vezes exageradas e cumpri-las de uma forma equilibrada, é difícil ", diz Anna Kilpiö e Marja-Leena Markkula da Universidade de Tecnologia de Helsinquia. [Por vezes o "apoio" dos pais é
tão forte que tem motivado algumas queixas de bullying, enfim, "não há bela sem senão..."]
_____________________________
Tradução livre, deste texto.

Sem comentários: