quarta-feira, 12 de março de 2008

Dia para a Liberdade de Expressão na Internet

A nova lista dos “Inimigos da Internet” que foi hoje divulgada pelos Repórteres Sem Fronteiras e conta com 15 países: Arábia Saudita, Bielorrússia, Birmânia, China, Coreia do Norte, Cuba, Etiópia, Irão, Uzbequistão, Síria, Tunísia, Turquemenistão, Vietnam e Zimbabué.

Na generalidade destes países existem regimes políticos que têm uma intervenção censória junto dos media tradicionais. Nestes países, a taxa de penetração da Internet é ainda bastante fraca, mas é a suficiente para dar algumas dores de cabeça aos governantes. Nestes países existe uma conjunto de medidas adaptado às novas tecnologias: legislação, controle dos fornecedores de acesso e perseguição dos cibercafés.
Existem, actualmente, 62 ciberdissidentes presos, 48 dos quais na China.
:
Shi Tao, condenado a 10 anos de prisão em 2005
O direito à liberdade de expressão continua a ser uma realidade mal digerida pelos poderes instalados, as novas tecnologias vieram permitir o jornalismo feito pelos cidadãos, jornalismo desenquadrado das habituais práticas editoriais e como tal perigoso, na óptica do poder. E se em Portugal, há ministros que ousam rotular práticas editoriais convencionais como "jornalismo de sarjeta", podemos imaginar a forma como a dissidência cibernáutica é entendida em paragens onde o "lápis azul" continua a ser afiado e onde as prisoes têm um apetite desmesurado pelos cidadãos pensantes...
__________________________
Assine a petição para a libertação de Shi Tao, jornalista do Dangdai Shang Bao, condenado por ter possibilitado a divulgação na internet de um documento oficial relacionado com Tiananmen.

2 comentários:

Ponto Verde disse...

Post extremamente oportuno!Parabéns!

A Blogoesfera incomoda MESMO! muita gente!

Bluegrowth disse...

Surgiu um novo espaço de informação reflexão:
http://velasdotejo.blogspot.com/

Visite-nos!