sábado, 26 de julho de 2008

As mensagens que vêm do frio

Vale a pena ver o video mesmo sem perceber uma palavra de russo. O frio tom de voz, os gestos de Putin. As caras, o silêncio à sua volta. Um ambiente de cortar à faca…

Putin expressou a sua insatisfação com a política de vendas da Merchel –maior produtor de carvão de coque e sexto maior produtor de aço, empresa cotada na bolsa norte-americana – sugerindo que o Procurador deveriam investigar as suas actividades por suspeita de práticas monopolistas.

Igor Zyuzin, principal accionista da empresa, foi convidado para a reunião com os barões da indústria metalúrgica russa mas, esteve ausente alegadamente por se encontrar hospitalizado. Com uma voz soturna e num tom ameaçador Putin “O accionista, foi convidado, mas sentiu-se mal subitamente… Bem sei, que doença é doença, mas penso que ele precisa de recuperar depressa. Doutro modo terei de lhe mandar um médico e resolver todos estes problemas” – avisou Putin.

Zyuzin, estaria de facto numa clínica de cardiologia o que não é de estranhar se nos lembrarmos do que aconteceu ao oligarca do petróleo, Michael Khodorkovsky, da companhia petrolífera Yukos, que entrou em conflito com o Kremlin de Putin e que agora está a na prisão…

Mas para além do caso Merchel especula-se que poderemos estar a assistir a uma luta entre o agora primeiro-ministro Putin (responsável por todo o caso Yukos) e o presidente Medvedev, ele próprio empresário e com ideias liberalizantes .

De qualquer modo as consequências para a companhia foram imediatas:

Actualização: Ver artigo relacionado do The Telegraph.

Sem comentários: