sexta-feira, 25 de julho de 2008

Jogos Olímpicos "Verdes"?

Pequim prepara-se afanosamente para receber os Jogos Olímpicos. Uma das maiores preocupações prende-se com a poluição e seus efeitos sobre os atletas. De facto, esta metrópole de 17 milhões de habitantes, três milhões de automóveis e inúmeras fábricas na sua periferia é uma das cidades mais poluídas do mundo o que obriga os seus habitantes a usar máscaras para filtrar o ar. Medições recentes mostraram que a concentração de pó era cinco vezes superior ao recomendado pela OMS.

Os chineses prometeram organizar uns “jogos verdes” por isso, estão a implementar medidas draconianas para reduzir o risco de que os atletas tossirem e espirrarem até ao podium.

Em Agosto, Pequim transforma-se numa gigantesca sauna com temperaturas da ordem dos 40º C, humidade elevada, e neblina cinzenta que engole a paisagem à volta.

As partículas de pó contêm enormes quantidades óxido nitroso e dióxido de enxofre. As autoridades recomendam que os asmáticos permaneçam em casa de janelas fechadas. E quando o vento sopra, do deserto de Gobi, as finas areias das incontáveis obras misturam-se tornando o ar castanho…

O governo gastou o equivalente a 17 biliões de dólares para tornar os jogos “verdes”, nesse esforço deslocou fábricas e indústrias químicas, obrigou centenas de milhares de automobilistas a deixar o carro parado, construíram-se novas estações de metro, as notícias falam de “céu azul” … Será suficiente? As medições continuam a revelar resultados preocupantes. O ar é monitorizado constantemente mas… alguns ambientalistas desconfiam do rigor das medições e da imparcialidade dos jornais oficiais.

Enquanto isso os atletas fazem planos alternativos: Haile Gebrselassie (Etiópia), asmático, recordista mundial da maratona só irá correr os 10 000m por recear que o ar de Pequim seja prejudicial para a sua saúde...

1 comentário:

Anónimo disse...

Amiga Hekate, a política internacional foi, é e será sempre o assunto mais sórdido.. o que interessa são os interesses económicos, geo-estratégicos, geo-políticos, etc. Direitos Humanos isso é para os Filósofos, para os bem-pensantes.. Veja o caso flagrante da China, um país que viola sistematicamente os direitos humanos e que ainda foi premiado como a realização dos Jogos Olímpicos, tudo porquê? Porque a China tem um sistema capitalista selvagem e isso interessa às multinacionais e aos interesses instalados.. se não jamais aí teriam lugar quaisquer jogos e a China seria um pais inimigo. Direitos Humanos infelizmente não interessam nada a esta DIPLOMACIA DE INTERESSES, o politicamente correcto.

Quanto à Guiné Equatorial não me parece credível que venha a fazer parte tão cedo da CPLP (o Senegal e as Ilhas Maurícias também foram observadores e não me parece que aí haja muitos falantes do nosso idioma) Já agora Moçambique também não é observador do Commonwealth?? e não me parece que Moçambique aceite ser "reinado" por uma monarca inglesa...