quarta-feira, 30 de julho de 2008

Jogos Olimpícos - a cidade proibida (2)

Os jornalistas que já chegaram a Pequim queixam-se de dificuldades no acesso à internet não só devido à lentidão com que as comunicações se estabelecem mas, devido ao bloqueio de alguns sites: Amnistia Internacional, busca de informações sobre o Tibete … trata-se de censura. Para os jornalistas os únicos sites verdadeiramente “livres” são os que dizem respeito à competição. O descontentamento irá, provavelmente, subir de tom quando todos os 8000 jornalistas presentes para a cobertura do evento quiserem utilizar o Centro de Imprensa e se depararem com este problema, bem conhecido dos cibernautas chineses.

Outro problema, que os jornalistas terão que enfrentar a excessiva burocracia. Para conseguir um número de telefone de uma companhia local um jornalista teve de entregar uma cópia do passaporte e … revelar o nome de solteira da mãe!

As autoridades chinesas querem evidentemente, controlar tudo. As grandes cadeias de televisão pagaram fortunas pela cobertura deste evento desportivo. O Comité Olímpico Internacional está rendido. É fácil de adivinhar como vai ser o braço de ferro. Ceder à tentação de ir para além das Olimpíadas pode significar que se perdeu o direito a transmitir os jogos, os interditos e as obrigações são muitos: não se pode fazer reportagem na Praça Tiananmen; não se podem fazer entrevistas ao vivo; a localização exacta dos satélites instalados em camiões tem de ser fornecida com antecedência… e a qualquer momento a licença para emitir pode ser revogada.

Sobre os Direitos Humanos na China, arquivo do blog e aqui e aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

A China é um magnífico exemplo de aplicação do capitalismo selvagem, onde o que interessa é o lucro,os trabalhadores não têm quaisquer direitos (greve, férias pagas, etc). É o modelo que certos patrões do Ocidente gostariam de aplicar, não fossem algumas regulamentações que esses senhores consideram um empecilho. Não percebo o motivo porque o Partido Comunista Português que se diz defensor dos trabalhadores pode apoiar um regime que oprime os trabalhadores e o seu povo.
Onde está a esquerda que tanto criticaram e criticam com razão as ditaduras de direita?? O Partido Socialista nada diz (aliás Almeida santos teve o desplante de dizer que a ditadura era o único regime possível na China por ser um país muito grande, isto mostra a pequenez intelectual de certos políticos; O partido Comunista, este claro sempre apoiou este regime por razões ideológicas) e mesmo a direita poucos criticam (A Ferreira Leite critica este regime? Nunca ouvi criticar, aliás pouco diz seja do que for, Cavaco, e outros nada disseram nem dizem sobre o que se passa naquele país). Será que têm medo da China?

Quanto à informação toda ela é controlada (censura prévia total, até na Internet, este blogue seria cortado na China, como é evidente). Agora os jornalistas ocidentais sentirão na pele o que é a censura chinesa.

Eu percebo porque motivo um país que viola tanto os direitos humanos pode ter o privilégio de organizar um evento tão importante: é a expansão do capitalismo selvagem que muitos gostariam de ver aplicado no Ocidente..
É isto que interessa às multinacionais, conseguir lucros porque não numa ditadura??? Que interessa ser uma ditadura férrea??' Aos capitalistas selvagens interessa única e exclusivamente o lucro, democracia, direitos humanos, para eles é pura FILOSOFIA.