quinta-feira, 24 de julho de 2008

Das baratas e outros bichos

Hoje o Correio da Manhã publicava o lamento de uma leitora que as "...residências, parques e a via pública das zonas de Corroios, Quinta do Brasileiro e Miratejo estão a ser invadidas por uma praga de baratas, algumas delas voadoras, o que é sinónimo de mal-estar para as pessoas que habitam estas localidades." A verdade, é que as baratas são apenas um dos males. E os ratos? E, em plena cidade de Amora nas proximidades de terrenos votados ao abandono os moradores têm medo de abrir as janelas por causa das cobras!...

2 comentários:

Anónimo disse...

Não leve a mal, eu sei que é difícil simpatizar com cobras (não me estou a referir às de duas patas mas às verdadeiras) e confesso que eu próprio não as considero bichos particularmente atraentes, mas são extremamente úteis como predadoras de animais nocivos para o Homem, ratos p.e. ... E não será isto também uma consequência dum desenvolvimento urbanístico caótico?

hkt disse...

Claro que sim . As cobras (eu simpatizo com cobras mas, não dentro de casa)e outros animais deixaram de ter o seu território/ espaço. Ambiente, biodiversidade são palavras muito bonitas para os discursos... por outro lado sempre que humanizamos paisagens destruímos fauna/flora. O problema está em que o "progresso" caótico implica precisamente a destruição sistemática dos habitats.