sexta-feira, 25 de julho de 2008

... me envergonho

"Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema*, afirmou hoje, em curtas declarações aos jornalistas, que espera que a entrada definitiva do país como "membro de direito" na CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) seja discutida hoje pelos Chefes de Estado e de Governo reunidos em Lisboa.

A Guiné Equatorial tem, actualmente, o estatuto de observador associado da CPLP, o que não lhe permite participar nas reuniões e debates, mas Nguema vincou que "o passo seguinte é passar a Estado membro". Para tal, a Guiné Equatorial terá de tornar o português língua oficial. Neste momento, o país tem como línguas oficiais o espanhol** e o francês, mas o português é a terceira língua mais falada.

Este pequeno país da África Ocidental, admitido em 2006 como país observador da CPLP, está no topo da lista dos países que mais violam os direitos humanos, que mais persegue os opositores, que mais censura os media, um dos mais fechados e isolados, que procura formas de quebrar o isolamento e a má reputação internacional."
Esta é uma daquelas notícias que nem sequer espanta apenas, envergonha.
Mais uma vez, o petróleo. Depois de Chávez, de Eduardo dos Santos, de Kadhafi agora este?
A minha pátria, a minha língua, os meus valores trocados pelo "vil óleo"!
_______________________

*Obiang tomou o poder na Guiné Equatorial, em 1979, depois de executar o ditador que o antecedeu que por acaso era seu tio.

Em 2003 a imprensa oficial anunciou que ele estava em contacto directo com o “Todo Poderoso” e que “pode matar quem quiser sem ser responsabilizado e sem ir para o Inferno[sic]” (claro, estando nas boas graças do Todo Poderoso pode fazer o que lhe der na real gana!).

Obiang declarou que se sentiu obrigado a tomar conta do tesouro público para evitar a tentação dos funcionários para as práticas corruptas. Assim, para evitar este tipo de tentações ele depositou meio bilião de dólares num Banco em Washington (transferiu pois a tentação para os americanos, que por acaso se viram obrigados a pagar $16 milhões de multa por terem aceite este dinheirinho).

... além disso, os seus opositores acusam-no de canibalismo: "Severo Moto, the exiled politician whom Mann and his fellow adventurers hoped to install in power, says Obiang "systematically eats his political rivals". He once told Spanish radio that the ruler "has just devoured a police commissioner. I say 'devoured', as this commissioner was buried without his testicles and his brain". Other opponents have had their livers removed, although it is not known whether they were served to the president." in, The Independent

** Li no PPTO que ele tentou ser recebido em Madrid mas foi diplomaticamente corrido.

1 comentário:

quink644 disse...

Subscrevo inteiramente, aliás, há vários dias que ando a escrever posts sobre o assunto, porém só agora se vai falando nos jornais portugueses... É uma vergonha, se não se informam ao menos leiam os blogues...
Um abraço,
quink644